Vídeos

Loading...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MUSEU DO CANGAÇO: FONTE DE PESQUISA PARA HISTORIADORES



O fenômeno cangaço é estudado por pessoas do mundo inteiro, atraídos pela complexidade que envolve o ambiente, o clima e a vegetação, os desníveis sociais e o centro de tudo – homem sertanejo, que acima de toda e qualquer circunstancia, é o forte. O MUSEU DO CANGAÇO disponibiliza em seu acervo, não apenas as peças e objetos mostrados, mas uma rica lista de temas específicos que é interessante não apenas para os pesquisadores ou historiadores, mas pra qualquer curioso sobre o tema. Na SALA MULTIMÍDIA, além de diversos filmes e documentários, o interessado poderá matar a curiosidade sobre:
§  A Estética do Cangaço.
§  O Cangaço e as Mulheres Cangaceiras.
§  A Medicina do Cangaço.
§  A Origem do Xaxado.
§  Os Rastejadores.
§  As Armas do Cangaço.
§  A Morte de Lampião.

A BLIBLOTECA é formada por centenas de livros de autores nacionais e estrangeiros, com vários trabalhos universitários (TCC) em todas as  tendências e opiniões. Freqüentemente o acervo é revirado pelos pesquisadores que buscam informações sobre o cangaço em geral, Lampião ou algum aspecto específico. Livros raros e novos, matérias de jornais e reportagens, revistas e documentários, fazendo do MUSEU DO CANGAÇO portador do maior acervo lampiônico do Brasil.

Nem só de Lampião vive o MUSEU DO CANGAÇO, quem precisar adentrar em outros caminhos, mas no mesmo contexto do Nordeste,   dispõe de material sobre:
§  Canudos e Antonio Conselheiro.
§  Padre Cícero, em diversas abordagens.
§  Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
§  Delmiro Gouveia, o coronel dos coronéis.
§  Serra Talhada, em diversos enfoque.
§  E muitos outros temas regionais.

O MUSEU DO CANGAÇO é vitrine de centenas de fotografias e objetos do cangaço, armas de fogo e punhais em vários tamanhos.

HORÁRIOS DE VISITAS:
De segunda a sexta feiras: das 8 às 12 horas e das 14 às 17:30min.
Sábado: das 8 às 12 horas.
Domingos e feriados: Agendadas pelo telefone: (87) 3831 3860.
E-mail:
cabrasdelampiao@gmail.com
O MUSEU DO CANGAÇO, na antiga Estação Ferroviária, em Serra Talhada/PE.

Nenhum comentário: