Vídeos

Loading...

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

EXU: ÚLTIMA ETAPA DO FESTIVAL PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL CELEBRA O REI DO BAIÃO.

Forró, tradição, celebração, homenagens, símbolos de um Nordeste que ficou cristalizado na obra do pernambucano do século, Luiz Gonzaga. Todos os anos, 13 de dezembro é data mais que especial no Sertão do Araripe, principalmente em Exu, data de Santa Luzia e do nascimento do Rei do Baião.
A semana onde mais se revive o legado do Mestre Lua acontece de 6 a 15 de dezembro, na festa ‘Viva Gonzagão’. O evento marca a última edição do Festival Pernambuco Nação Cultural (FPNC) em 2013 e é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Prefeitura de Exu e da ONG Parque Aza Branca.
O Parque Aza Branca, construído por Gonzaga, e a Fazenda Araripe, local onde ele morou, serão mais uma vez palco para uma maratona de forró. Na cidade, também acontecerão mostras de audiovisual, artes cênicas, cultura popular e ainda ações de formação cultural.
Programação
Nomes como Nando Cordel, Flávio Leandro, Waldonys, Daniel Gonzaga, Targino Gondim, Marina Elali e Joquinha Gonzaga integram a grade de shows do Palco Nação Cultural, localizado no Parque Aza Branca, na sexta-feira (13), data em que o Rei do Baião nasceu, e no sábado (14).
Um dos pontos altos da festa é sempre o domingo posterior ao sábado, 13. Aos pés do famoso Juazeiro, tão reverenciado por Luiz Gonzaga, acontece uma missa cantada em homenagem ao aniversário do Rei. Depois, centenas de pessoas se juntam para celebrar a data do jeito que Gonzagão gostava: com muito forró.
O festival conta ainda com exposição, procissão de sanfoneiros, apresentações de orquestras sanfônicas, cavalgada em homenagem a Raimundo Jacó (vaqueiro que inspirou a criação da famosa Missa do Vaqueiro), exibição de filmes produzidos na região, entre outros.
Fonte: Secom-PE.

Nenhum comentário: