Vídeos

Loading...

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

GORETE LIMA: UMA ARTISTA COM ALMA CANGACEIRA

Nascida em Caiçarinha da Penha 3º distrito rural de Serra Talhada, a menina Gorete viveu por lá até 14 anos, quando foi morar em Brasília e depois viveu um tempo em Recife, voltando em seguida à sua terra natal; e daí então, vindo morar definitivamente na sede do município, para estudar e trabalhar.
No ano de 1997 conhece Cleonice Maria, Presidenta da Fundação Cultural Cabras de Lampião e é convidada a participar de Oficinas de Danças Populares, principalmente o xaxado, quando nesse mesmo ano passa a integrar o Grupo de Xaxado da entidade; “A Minha Entrada no grupo Cabras de Lampião veio num momento de descoberta de minha própria identidade como pessoa e como artista e, então passo a viajar por diversos estados do Brasil e até pra fora do País (já esteve 2 vezes na Venezuela), levando o nome de Serra Talhada, do cangaço e de Lampião à vários recantos desse nosso Brasil. A arte é algo que está em meu Sangue, sou fascinada pelo que faço.” Diz a artista com brilho no olhar.
Sua formação artística e cultural vem dos cursos e oficinas promovidos pela FCCL, Entidades Parceiras, Circuito Pernambucano de Artes Cênicas (2002-2004, cursos promovidos pelo Governo Estadual em diversas modalidades com grandes nomes das artes/cultura Pernambucana) e em eventos que o grupo participa. Hoje trabalha no Museu do Cangaço/CEPEC; Ministra cursos e oficinas de danças populares; é Dançarina, Coreógrafa, Atriz, Arte-educadora, dirige o Grupo de Danças Gilvan Santos, integra o elenco principal do Espetáculo ao ar livre O Massacre de Angico – A Morte de Lampião.
“Tenho muito orgulho do trabalho que faço, pois o mundo sem arte, sem cultura e sem história não é nada, e nós temos que ensinar e passar esses valores aos mais jovens, para que a tradição não morra e passe de geração em geração numa continua afirmação do passado, vivencia do presente e construção do futuro”, afirma ela convicta da importância de sua militância nesse processo.
É uma pessoa de alma extraordinária, mãe, mulher, amiga, conselheira, multi-artista, dona de casa; participa ativamente de movimentos sociais, luta por cidadania, liberdade e para que os direitos humanos sejam válidos.
Em 2014 começa uma nova etapa na sua história, vai cursar Faculdade, sonho acalentado desde que terminou o ensino médio e que ora torna-se real. Ela representa a Cangaceira Dulce a mais 15 anos no Grupo de Xaxado Cabras de Lampião que era Sergipana de Poço Redondo e vivia com o Cangaceiro Criança.

Desejamos a essa Artista com alma Cangaceira mais e mais sucesso; saúde e vida longa a Gorete Lima que brilha qual estrela em noite enluarada em tudo faz.



2 comentários:

Dany Feitosa disse...

Arrasou* Ela é realmente uma mulher de alma cangaceira.

Michely Lima disse...

A artista da família! Temos muito orgulho da senhora, tia! Parabéns!

Michely Lima