Vídeos

Loading...

quinta-feira, 13 de março de 2014

BETH DE OXUM É INDICADA PARA O CONSELHO CURADOR DA EBC PELO CENTRO PELO LUIZ FREIRE

bethdeoxum=>Encerrou-se nesta segunda-feira, 10 de março, o prazo para que entidades de todo país enviassem suas indicações para a Consulta Pública que selecionará cinco novos representantes da sociedade civil no Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Criada em 2007, a EBC é responsável pela TV Brasil, a Agência Brasil, a Radioagência Nacional e mais oito emissoras públicas de rádio. De um total de vinte e duas, as quinze vagas destinadas a representantes da sociedade civil no Conselho Curador são, praticamente, o único espaço de participação social na gestão da empresa pública, sendo sua consulta exigida na aprovação das linhas editoriais do conteúdo veiculado em todos canais da EBC. O Conselho também desempenha um papel fiscalizador, emitindo pareceres sobre a programação que são obrigatoriamente acolhidos pela Diretoria-Executiva da EBC, podendo, ainda, emitir voto de desconfiança a qualquer membro da diretoria da empresa.
O Centro de Cultura Luiz Freire, tem se comunicado com parceiros de todo o país desde a divulgação da Consulta Pública. Tivemos acesso a sugestões de nomes de diversos segmentos sociais comprometidos com a democratização da comunicação. Embora pudéssemos nos fazer muito bem representados por mais do que cinco daquelas pessoas, sentíamos falta de uma indicação  que pudesse se somar à conselheira Ana Maria Veloso nas contribuições pernambucanas à comunicação pública, exprimindo assim a força da luta local pelo direito à comunicação. Nome que encontramos e honrosamente anunciamos:
Mãe Beth de Oxum – gestora do Ponto de Cultura Coco de Umbigada, em Olinda, uma das nossas mais importantes guerreiras da cultura popular em Pernambuco.
Das cinco vagas do Conselho Curador da EBC que serão preenchidas nesta Consulta Pública, duas delas são ocupadas atualmente por representantes nordestinos. Acreditamos que Beth, por seu histórico de resistência cultural e combate à intolerância às religiões de matriz africana, somaria muito levando sua experiência para as decisões sobre o conteúdo que devemos ter nos veículos públicos de comunicação. Assim, convidamos todos nossos parceiros – atuais e futuros – a tomar a iniciativa de garantir a participação de suas entidades na consulta da EBC e efetivar uma representação expressiva com a indicação de Beth de Oxum.

Nenhum comentário: