Vídeos

Loading...

quinta-feira, 20 de março de 2014

XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO: UM GRUPO, UMA MARCA, 19 ANOS DE HISTÓRIA


O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é uma trupe de artistas sertanejos exatamente da cidade onde nasceu Virgolino Ferreira da Silva - o Lampião que reproduzem no palco como os cangaceiros se divertiam nos intervalos dos combates; foi criado em 1995 e sua estréia aconteceu no coreto da Praça Sergio Magalhães em 20 de março do mesmo ano, é um grupo de Xaxado com musica ao vivo.  É o maior divulgador da dança de Lampião e seus cangaceiros e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão.


O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço. É um espetáculo que conduz o espectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão nordestino.

Com músicas ao vivo - sanfona, triângulo e zabumba - e um repertório do cangaço, MPB além de indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião e seus companheiros, são mostrados de forma envolvente e de singular beleza.
O Xaxado é uma dança criada pelos cangaceiros e, por isso mesmo, constitui parte da cultura nordestina, característica de um povo alegre e forte apesar da ausência ou de pouquíssima atenção governamental nessa região do Brasil; o Grupo tem sua sede (Museu do Cangaço) em Serra Talhada, terra de Lampião e Capital do Xaxado.

Nesses 19 anos de história já se apresentou em todas as regiões do Brasil e participa de vários Festivais nacionais e internacionais, levando a dança dos cabras de Lampião; mostrando a força e a graça de um período revolucionário da história do nordeste do País.





Nenhum comentário: