Vídeos

Loading...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

ANIVERSÁRIO DE 450 ANOS DE SHAKESPEARE CONSAGRA A FORÇA DO ESCRITOR INGLÊS


=>Há 450 anos, em 23 de abril de 1564, nascia William Shakespeare. De sua pena saíram quase 40 peças, mais de 150 sonetos, dois poemas narrativos. Transformou-se no mais influente dramaturgo do mundo. Suas histórias foram levadas para a ópera, para o balé, para o cinema e ainda hoje, alimentam milhares de teses acadêmicas, e títulos literários. Seu aniversário será celebrado pelos quatro cantos da Terra. Na Stratford-upon- Avon natal, planeja-se algo maior do que a já tradicional parada de aniversário. A cidade abrigará um fim de semana (dias 26 e 27 de abril) com atividades que vão de procissão a espetáculo da Royal Shakespeare Company e queima de fogos. Em Londres, o Shakespeare's Globe Theater vai abrir as portas para programação gratuita e inicia neste mês a empreitada de dar uma volta completa no globo terrestre, encenando "Hamlet" até abril de 2016, quando se completam os 400 anos da morte do dramaturgo.

Shakespeare trabalhou com clichês, mas nunca se aproximou da possibilidade de ser um. Sendo, talvez, o autor ocidental mais encenado nos últimos séculos, a data redonda é um fetiche para movimentações comerciais, turísticas e diplomáticas, mas também é um estimulante para eventos artísticos, científicos e filosóficos”, decretou, logo de cara, o professor Fernando Villar, o mais recorrente nome do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília quando o assunto é William Shakespeare.

Assim, não há mal algum em celebrar o dia de nascimento (e, coincidentemente, de morte) do pai de Hamlet, Romeu e Julieta, MacBeth, e tantos outros. Na cidade natal, Stratford-upon-Avon, a festa começou há algumas semanas, mas a catarse da programação ficou para hoje, com leituras, cursos e disputadas peças.


=>O que vem por aí Até o fim do ano, uma série de encenações para textos de Shakespeare chegará aos palcos do país. Na próxima terça-feira, o grupo Clowns de Shakespeare e o diretor Gabriel Vilella abrem, no Rio, a 3ª edição do festival Cena Brasil Internacional com “Sua incelença, Ricardo III”, na Praça dos Correios, às 20h. Também em cartaz está a versão solo para “Ricardo III” com o ator Gustavo Gasparani, no Planetário. Para o mês que vem a expectativa é pela chegada da companhia alemã Berliner Ensemble, que estreia “Hamlet” no Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, no dia 17 de maio. No segundo semestre, o Grupo Nós do Morro estreia “A megera domada”, com direção de Fernando Mello da Costa, enquanto Bruce Gomlevsky assina a direção de “Timão de Atenas”, e Emanuel Aragão e os Irmãos Guimarães constroem “FotoHamlet”. São Paulo irá receber quatro novas obras do “Shakespeare — Projeto 39”, que tem como objetivo encenar as 39 peças de Shakespeare nos próximos dez anos. Em 2014 estreiam “Os dois cavalheiros de Verona”, com direção de Kleber Montanheiro, “Romeu e Julieta”, dirigida por Vladimir Capella, “Tróilo e Créssida”, assinada por Jô Soares e “As alegres comadres de Windsor”, por Cacá Rosset.

Nenhum comentário: