Vídeos

Loading...

segunda-feira, 28 de abril de 2014

EXPOSIÇÃO EM CARUARU HOMENAGEIA A ARTESÃ LÍDIA VIEIRA

Divulgação
Descrição da imagem
=>Está em cartaz até o dia 10 de maio, no MUBAC – Museu do Barro de Caruaru, a exposição “As Marias sob o olhar de Lídia Vieira”. Tendo como objetivo promover o reconhecimento e a valorização das obras deixadas pela tracunhaense Lívia Vieira, falecida no ano de 1974, a exposição remete as formas femininas santas e pecadoras, retratando a figura da mulher e sua relação com a religiosidade no decorrer da produção artística da artesã. 

Lídia Vieira foi uma das artesãs pioneiras na cidade de Tracunhaém, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Filha de louceiros, quando criança criava brinquedos de barro para vender na feira, junto com os irmãos. Consagrou-se como ceramista, com a produção de figuras na maioria femininas ligadas à liturgia católica. Acreditando no poder dessas obras, ao produzir os santos, temia queimá-los no fogo e, por isso, não os consideravam como tais até a conclusão do processo de queima.

Ela nasce em 1911, Lídia Vieira, em Tracunhaém, interior do estado de Pernambuco. Filha de louceiros, em criança cria brinquedos de barro para vender na feira, junto com os irmãos José Antônio, Antônia da Conceição e Regina da Conceição. Consagra-se como ceramista, com a produção de figuras ligadas à liturgia católica. Acreditando no poder dessas obras, ao produzir os santos, temia queimá-los no fogo e, por isso, não os considerava como tal, antes que o processo de queima fosse concluído. Suas peças são ocas e a superfície é marcada por desenhos delicados, em baixo-relevo, e por linhas ponteadas obtidas pelo uso de carretilha ou palito. Doente do coração, morre em sua cidade natal, em 1974.

O MUBAC está localizado no Espaço Zé Caboclo, no Alto do Moura. O horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. Aos Domingos, o museu funciona das 9h às 13h. 

=>Informações e agendamentos de visitas em grupo podem ser realizados através do telefone: (81) 3727-7839.

Nenhum comentário: