Vídeos

Loading...

quinta-feira, 24 de abril de 2014

PONTOS DE CULTURA DE PERNAMBUCO REALIZAM O ENCONTRO TEIA


Serra Talhada participa da TEIA/PE - Evento que irá promover a troca de experiências entre agentes e gestores de cultura. Na ocasião, serão eleitos os representantes estaduais que irão participar da Teia Nacional.
Mais de uma centena de agentes e gestores culturais se reúnem na “Teia Pernambuco 2014/2015 – Encontro de Pontos de Cultura”, que acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de abril, no Recife, no hotel Canariu´s Palace, em Boa Viagem. O evento tem o intuito de promover a troca de experiências entre os Pontos de Cultura e estabelecer diretrizes e ações permanentes para o Programa Cultura Viva em Pernambuco. O encontro é chamado simbolicamente de “Teia” por promover a união de diversos pontos e precede o fórum nacional. Por isso, na ocasião, serão eleitos 12 delegados para representar Pernambuco na Teia Nacional. Haverá ainda a escolha de um representante pernambucano para integrar a Comissão Nacional de Pontos de Cultura (CNPdC).

Atualmente, Pernambuco conta com 154 Pontos de Cultura, sendo 120 conveniados com a Fundarpe e 34 Pontos conveniados com o Ministério da Cultura (MinC). Deste total, 118 entidades confirmaram participação no evento. Os representantes do interior do estado de Pernambuco (regiões Zona da Mata, Agreste e Sertão) terão transporte e hospedagem custeados pelo MinC. 

Aqueles que tiverem dúvidas sobre o transporte e a participação na Teia poderão entrar em contato com a Coordenação dos Pontos de Cultura, na Fundarpe, pelo telefone (81) 3184-3013 e pontosdeculturape.fundarpe@gmail.com. Na sexta-feira (25/04), os participantes precisam chegar com antecedência para efetuar o credenciamento, realizado das 10h às 12h, no próprio hotel, localizado na Rua dos Navegantes, 435, Boa Viagem.

A mesa de abertura da Teia estadual será realizada, na sexta-feira (25/04), às 14h, com a participação da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg; do secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto; do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; e do representante da rede pernambucana de Pontos de Cultura de Cultura (Rede-PE), Fabiano Santos. A proposta do encontro é fortalecer a atuação política da REDE-PE, conselho civil, de caráter deliberativo e sem fins lucrativos, formado por representantes dos Pontos de Pernambuco. Na Teia, a REDE-PE pretende firmar um calendário efetivo de diálogo entre os Pontos de Cultura e a gestão pública. Nos dois dias de encontro, serão debatidas e elaboradas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas do Programa Cultura Viva e haverá eleição do novo conselho e delegados da REDE-PE.

No sábado (26/04), às 9h, a Coordenadora de Cooperação e Articulação da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura, Deborah Maria Garcia Lobo, irá explanar os preparativos para a TEIA Nacional. Em seguida, às 11h, será realizada a eleição dos 58 integrantes da rede, entre delegados e conselheiros, com representantes de cada uma das 12 RDs do Estado e das linguagens artísticas. Posteriormente, às 14h, serão escolhidos os delegados de Pernambuco para a TEIA Nacional.

Articulação 
A Teia Nacional será realizada, de 19 a 24 de maio, em Natal, com o objetivo de reunir integrantes dos Pontos de Cultura de todo o país em uma grande comunhão. Entre as premissas do evento estão a ruptura de hierarquias culturais e a construção de novas legitimidades no processo de transformação do Brasil e das políticas públicas de cultura. O Fórum fomenta a construção de marcos legais que reconhecem a autonomia e o protagonismo dos agentes culturais. Fora o viés político, os encontros nacionais da Teia são uma importante manifestação cultural. Em todas as edições, uma programação cultural intensa permeia as discussões e serve de vitrine para os Pontos de Cultura se apresentarem e se conhecerem.

Pontos de Cultura 
São entidades, sem fins lucrativos, com projetos conveniados através dos editais de seleção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e do Ministério da Cultura (MinC). Os Pontos de Cultura desempenham o papel de articular ações entre a comunidade e o Estado, visando à preservação de valores culturais, à transmissão de conhecimento e tradições dos grupos de cultura, além de assegurar ações que estimulem a inclusão social.


Nenhum comentário: