Vídeos

Loading...

terça-feira, 15 de abril de 2014

VIA SACRA DO JESUS A PAIXÃO DE CRISTO DE SERRA TALHADA



=>O bairro do Bom Jesus em Serra Talhada, que por Padroeiro o Cristo Ressuscitado tem uma tradição de fazer pelas ruas do bairro a Via Sacra, lembrando os passos de Jesus em sua Peregrinação terrena; durante muitos anos a comunidade fazia pelas ruas e casas de moradores na quinta-feira da Paixão os paroquianos se vestiam de túnicas e lençóis vivenciavam as “estações”, que mostravam os passos de Cristo antes da crucificação.
A 6 anos houve uma intervenção e esse evento da paróquia do Bom Jesus Ressuscitado ganhou ares de grande espetáculo; o poder publico Governo Municipal e o Governo Estadual Através do Edital Pernambuco de Todas as Paixões), o Centro Dramático Pajeú e outros parceiros que vieram somar e fazer de algo que começou pequeno em algo que chamasse atenção de todo município e hoje leva milhares de pessoas aquele bairro que trás em si um ar de preconceito. Tudo por conta do espetáculo Via Sacra do Bom Jesus a Paixão de Cristo de Serra Talhada, com Direção de Ivanildo Duarte e texto construído a partir dos relatos Bíblicos, com adaptação também de Ivanildo deu novo brilho a encenação que ganhou figurinos assinado por Paulo Cesar e Confeccionados pela Escola de Artes da cidade trazendo cor e vida numa demonstração da força de artistas que muita vezes estão escondidos e só precisam de um incentivo para mostra talento, graça, assim, as ruas do Alto do Bom Jesus, se transformam em palco para um drama que encanta e que a cada ano vem com mudanças e novos detalhes que faz quem assisti relembrar de fato a trajetória de Cristo sobre a terra.
Nesse 6º a encenação é realizada pelo Centro Dramático Pajeú de realizada e parceria com o EJC do Bom Jesus, jovens que diariamente segue os passos do Filho de Deus; incentivo do Pernambuco de Todas as Paixões e o Governo de Serra Talhada Secretaria de Cultura e Turismo.

Utilizando prédios e marquises da Praça da Rua 4 são montados também palcos, além da Linha Ferria/Lagoa para  contar a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Messias. No elenco da peça estão os integrantes do EJC (Encontro dos Jovens com Cristo), moradores da comunidade e atores convidados totalizando quase 100 pessoas envolvidas na execução do espetáculo, que emociona crianças, jovens e adultos em procissão pelas ruas. O talento dos ‘atores’ nos faz relembrar a paixão de Cristo, levando uma mensagem de amor e compaixão a todos os presentes. A Via Sacra do Bom Jesus é um evento que está incluído no calendário oficial do município, valorizando o turismo e fortalecendo cada vez mais o desenvolvimento artístico-cultural da cidade.
“É um trabalho de formiguinha, que requer tempo e sacrifício, o que fazemos hoje é um milagre, a que se melhorar muito ainda, não estou desmerecendo a encenação afinal, assino a direção artística, mas a estrutura o jeito como conduzimos ainda é muito domestico; esse é meu quinto ano a frente e vejo que há muito a fazer”.
Comenta Duarte; já para Modesto de Barros que já fez o Cristo no tempo que fazia nas casas, o espetáculo é grandioso e deixou o bairro, “hoje é a Paixão de Cristo de Serra Talhada”, afirma e acrescenta: “temos que zelar e fazer com carinho, manter esse trabalho, afinal o teatro transforma o ser humano, moro nesse bairro a quase 30 anos, já teve e tem muita desagradável aqui e precisamos mostrar um outro lado e esse têm isso, algo bom, novo, digno, onde as pessoas se envolvem, se entregam pelo menos nessa semana que por si já é santa se reflete e se revivi paixão e morte desse homem que marcou a história da humanidade como nenhum outro. Relata ele com emoção.    
Uma novidade bastante significativa esse ano é que o espetáculo que sempre foi apresentado na quinta-feira, passa para sexta e terá reprise no sábado, com inicio sempre às 20h nos 2 dias.  
SERVIÇO:
Via Sacra do Bom Jesus
Dias 18 e 19 de abril às 20h
Local: Rua 4 e Linha Férrea 

Nenhum comentário: