Vídeos

Loading...

terça-feira, 24 de junho de 2014

COMPANHIA ARTÍSTICA PAJEÚ DE DANÇAS DE AFOGADOS DA INGAZEIRA- PE

A Companhia Artística Pajeú de Danças de Afogados da Ingazeira- PE é tradicionalmente conhecida pela diversidade cultural que abrange. Elaborando Espetáculos cada vez mais complexos, explorando a qualidade dos Artistas atuantes.
Foi fundada em 20 de Fevereiro de 2001 pelo Professor Elias Mendes.
O intuito foi a preservação e valorização da nossa Cultura.
Não aparecia em outras épocas também pelas dificuldades que encontrava na parte financeira.


A CIA já passou por várias dificuldades e ainda hoje passa. Sedo muitas vezes alvo de preconceito, falta de apoio etc...
Só em 2011 que com a iniciativa de Àllisson Ramos e Tiago Kessio (Coreógrafos e coordenadores na época) e com o Total apoio do Diretor Geral Elias Mendes que foi planejado métodos que estabelecesse a CIA de fato como Grupo representativo da cidade! Sendo considerada a Melhor Companhia do município pela Diversidade que mostra e a forma ousada de suas exibições.Desde 2001 a CIA vem realizando um trabalho que visa valorizar a cultura do nosso povo, não esquecendo as raízes e valorizando a Cultura Popular.Toda apresentação de cada espetáculo sempre surpreende pois não se repete por mais que seja o mesmo sempre existem alterações e complementos para deixar o público cada vez mais satisfeito.


Nos seus primeiros anos a CIAAPD era apenas um grupo de passistas que fazia o carnaval de rua da cidade. Mostrando uma diversidade de passos e um energia contagiante.
Hoje Tem um trabalho dinâmico com jovens e adultos que resulta em espetáculos cada vez mais completo e de grande riqueza cultural.
Foram muitas tentativas para Erguer a CIA e de fato permanecer com bases sólidas no decorrer dos tempos...
A Companhia trabalha em seu contexto artístico as danças: Reisado, Xaxado, Danças Afro-Brasileiras, Caboclinho, Maracatu, Xote, Boi, Frevo, Ciranda, Coco, Dança dos Arcos, E Tantas outras que compõe a Cultura Popular Pernambucana e os Folguedos Nordestinos.
A CIA é presente em todos os períodos do ano, atuando nas áreas da arte e vencendo o preconceito existente!
Dentro da própria CIA ainda é composto todo o material usado pelos Bailarinos pelo Artista Tiago Kessio. Como: Coroas, Adereços, Painéis, Cocás, Turbantes e outros que são produzidos de maneira Artesanal. Trabalho pouco conhecido mais muito visto em suas exibições!


Nenhum comentário: