Vídeos

Loading...

terça-feira, 1 de julho de 2014

JORGE COSTA: NATURALISMO SURREAL NA ARTE PLASTICA E CENOGRAFIA

 

Jorge Costa de Queiroz, como nasceu ou só Jorge Costa - nasceu em 07 de maio de 1957 em Ilhéus - BA. É autodidata em artes plásticas e desenho, com formação técnica em arte visual e cenógrafo; suas telas retratam desde paisagens verdes e robustas a cenas do nosso sertão seco e sofrido, é um apreciador de todas as modalidades artísticas e sabe retratar os sentimentos mais diversos e as angústias mais profundas do ser humano em seu fazer artístico; neste aspecto vemos a naturalidade do cotidiano sertanejo retratado em suas telas que surgem em tamanhos e formatos diferentes, paisagens e pessoas/figuras dos sertões e seu labor são comuns em seus trabalhos, além de intervenções com objetos e elementos que compõem o dia-a-dia do povo com o qual convive diariamente.
         A Jornalista Helena Conversa ao vê um quando de Jorge Costa disse: “o quadro me foi apresentado e meus pensamentos puderam observar tão linda mensagem. Uma angústia. A tela comunicou minhas emoções e que a vida é tão bela quanto é tão simples pilar no pilão. E o homem seguia com o burrinho na estrada sem fim e deixava uma promessa de volta naquele sorriso que pilava desconfiada e devagar o pilão. E Acrescenta: “o lirismo é a lei essencial da arte, li isso em algum lugar, não lembro onde, mas, esse dizer soa-me incompleto em se tratando da obra desse artista que fala e claramente, acrescentaria que é preciso buscar esse lirismo dentro do que vivemos, dentro do nosso pilão, senão a lei essencial da arte não se estabelece.
Ele usa cores diversas mas, nos últimos anos tem usado apenas o branco e o preto para retratar as paisagens do sertão seco/torrado porém, de singela e rara beleza, de um povo fervoroso e temente a Deus, que transforma a dificuldade em possibilidade e sobrevive, acreditando sempre em dias melhores.

Ele encontra o equilíbrio entre a vida que é vivida em seu habitar e a arte que nasce de suas mãos, inspirado pela sutileza das imagens vistas, onde a natureza nem viva, nem morta se faz presente pulsante em quadros de tamanho variados e recortados numa criação desconstruída e as preenchidas por objetos, fotos e outros elementos constituída obras que chamam atenção, não só como expressão artística, mais como história através da arte. A pintura é feita de sol e luminosidade. Corre sobre o rio da fantasia e traduz o seu discurso que se compõe de mil episódios em suas telas, Jorge é brilhante e ora celebra bodas de prata nas artes plásticas, com uma humildade sem igual comemora 25 anos de com uma exposição de trabalhos inovadores e que sem duvida além de enfeitar ambientes, nos lembra, nos mostra, nos conta numa narrativa silenciosa histórias de gente, seus afazeres, amores, saudades, medo, duvidas, esperanças.  
           
Neste percurso participou de várias exposições de artes em diversas cidades do Nordeste e suas obras já foram vendidas até para o exterior.
Ao nosso muilt artista que apesar de ser baiano escolheu Pernambuco para desenvolver seus trabalhos artísticos, os nossos parabéns e votos de muito sucesso.
Contato: 87.3831.3043; 87.9926.6545 e/ou E-mail: j_macale@hotmail.com

Nenhum comentário: