Vídeos

Loading...

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA OFICINA DE PRODUÇÃO DE PEQUENOS FILMES DURANTE A FESTA DE SETEMBRO


 =>Serra Talhada recebe durante a Festa de Setembro A oficina “Realizando em 1 Minuto” que busca estimular a produção audiovisual difundindo as técnicas, teoria e prática, para a produção de vídeos de até 1 minuto de duração, com a orientação da professora universitária, oficineira e diretora de audiovisual Alice Gouveia junto a dois monitores, estudantes de cinema da UFPE, Leo Leite e Silas Alexandre.
O cinema é uma arte coletiva que surge a partir da inquietação em relação ao cotidiano e pela motivação em contar histórias e vivências. Nesta oficina, os alunos praticam a produção audiovisual e o exercício da síntese narrativa, uma vez que o produto final tem uma duração mínima e isso acaba priorizando as idéias que surgem a partir de situações cotidianas, história e vivências. Acreditamos que, com o avanço da tecnologia, que facilita o acesso aos equipamentos de vídeos, qualquer pessoa com orientação correta e informação pode realizar sua própria produção de vídeo e, dessa forma, exercitar seu poder de fala a partir da linguagem cinematográfica. 
ALICE GOUVEIA CINEASTA
     "Fazemos com que os participando contem suas histórias e estimulamos eles a verbalizarem para toda a turma. Mostramos vídeos de outras oficinas, exibimos curtas nacionais no sentido de encorajá-los". diz Alice Gouveia. 
             Segundo os oficineiros o foco não é técnico e sim social e afetivo. Valorizando as histórias e o conhecimento de cada aluno através de dinâmicas de grupo, para fazê-los entender que a realidade não é objetiva e que novas formas de olhar o cotidiano são possíveis e viáveis. O que importa é fazer com que eles se olhem, observem seus colegas, seus vizinhos e, ao final do curso quando exibimos os filmes, eles se reconheçam na tela.

              Um outro ponto interessante é perceber que cada região tem um rosto, uma maneira de falar muito particular e temas recorrentes. Dessa forma, buscamos conhecer sua realidade e fazer com que eles participem da produção de conhecimento e tomem posse dele. "Fazer filmes é um processo de fabulação no qual o cotidiano é traduzido em imagens. Nesse processo o cinema ensina quem o faz a reverter sua posição de imobilidade diante dos fatos, cinema ensina a pensar". Finaliza Gouveia.
          O Projeto é financiado pelo Funcultura AudioVisual e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada através da Secretária de Cultura e Turismo                     “Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente que os homens fazem com o mundo e com os outros. Busca esperançosa também.”; já dizia Gilberto Freire.

=>Oficina de Cinema - Realizando em um minuto
com Alice Gouveia e sua Equipe de 1 a 5 de setembro das 14 às 17h na Sala Multimídia do Museu do Cangaço.

Nenhum comentário: