Vídeos

Loading...

terça-feira, 12 de agosto de 2014

GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO ACLAMADO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE EM NOVA PETRÓPOLIS/RS

=>De Serra Talhada para o mundo... o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião realizou uma temporada de sucesso, no 42º Festival Internacional de Folclore, em Nova Petrópolis (RS) que aconteceu de 25 de julho a 10 de agosto na Praça das Flores (rua coberta); durante cinco dias(6-10), os ‘Cabras/artistas’ representaram a cultura nordestina, pernambucana e serra-talhadense ao lado de grupos folclóricos da Argentina, Alemanha, Chile, Estados Unidos, México, Taiwan, Martinica e Peru, além dos grupos nacionais do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outros. "Foram momentos de intercambio, troca e aprendizado, um festival desse porte nos fortalece, como pessoa e como artista. diz Cleonice Maria produtora e coreografa.

"O Festival é rico em detalhes, tradição e renovação, é grandioso, a cidade é super turística e atrai gente do mundo inteiro nesse período, o povo é acolhedor, o publico aplaude e vibra a cada apresentação, as amizades surgem independente da língua falada, do ritmo cantado e/ou dançada, é realmente um evento que tem história e marca a história do grupo que se faz presente; estivemos nos apresentando em 2010 e já sentíamos isso", completa.

=>O Festival Internacional de Folclore é um evento de valorização das tradições e dos costumes legados pelos antepassados, numa mescla das mais distintas manifestações culturais. É um intercâmbio artístico-cultural entre os inúmeros grupos participantes, iniciado em 1973, por um grupo de amigos. Iniciou na Praça da República, em 1985 passou para o Parque Aldeia do Imigrante, posteriormente, em 1999 para o Centro de Eventos, em 2002 retorna ao Parque.
Em 2005, o Festival foi reestruturado, abrindo espaço para outras manifestações artístico-culturais , de etnias distintas . Tornou-se internacional em 2009 e hoje é a maior festa cultural da cidade de Nova Petrópolis, trazendo diversos grupos folclóricos oriundos de cidades gaúchas, diferentes Estados e Países de todos os continentes. Novos grupos surgiram e a festa, que inicialmente acontecia em um final de semana, atualmente se estende por 16 dias.
=>Neste ano o Lema vivenciado foi A DIVERSIDADE É QUE NOS UNE, mostrando assim, as diversas manifestações artísticas existente no mundo e que cada povo precisa preservar seu legado cultural.
=>Mantendo a tradição as Soberanas do Folclore Alemão, Rainha Márcia Raimann, 1ª Princesa Ana Paula Backes, 2ª Princesa Iasmin Schmitt, o Bardo Wilhelm e Gaudêncio Terra foram anfitriões durante 17 dias de intensa programação e encantaram a todos com sua beleza, simpatia e hospitalidade.
=> O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião realizou 9 apresentações, a saber: 6 no palco Principal na Rua Coberta; duas em escolas municipais; uma na Colonia Alemã, fez uma participação ao vivo no Programa Brasil Urgente da BAND para todo o território do Rio Grande do Sul e também uma demostração de nossa dança (xaxado/forró/xote/baião) no encontro passos da diversidade no Centro de Tradições Germânicas/Colonia Alemã).   

por Carlos Silva
assessor de comunicação


Nenhum comentário: