Vídeos

Loading...

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

DOROTEA NOGUEIRA: DA TRAGICA DOENÇA SURGE UMA CÔMICA E COMPROMETIDA ARTISTA

=>Dorotea Nogueira, nascida a 07 de julho de 1959, filha do saudoso maestro Nogueira e de Dona Aristanea Moraes dos Santos, mulher guerreira e grande mestra na arte culinária em Serra Talhada que foi destaque com seus deliciosos quitutes enquanto vida teve, a filha herda esse dom. “Nasci aqui mesmo em Serra Talhada na fazenda Várzea como era chamada antigamente, hoje bairro AABB, mas pra mim continua sendo a minha várzea, onde vivi e vivo hoje, sempre recordando as coisas boas e os bons ensinamentos deixados por Papai e Mamãe”; destaca Dorotea, que se orgulha da herança tão rica deixada por eles que é a responsabilidade e o caráter adjetivos primordiais na vivencia do ser humano.

Ela sempre foi envolvida com as manifestações populares, adora carnaval, São João e tudo que se relaciona com a história e a cultura. “Teatro sempre foi minha paixão, sentia vontade de participar de peças teatrais mais faltava coragem de me envolver nesse meio, só em 2013 que criei coragem e pedi a Cleonice e a Domá para participar do Massacre de Angico e eles abriram as portas pra mim com todo carinho”; diz satisfeita. Ela confessa que chegou aonde queria, já participou de varias oficinas fez grandes amizades; “me envolvi com grandes talentos da nossa cidade, que me incentivam a cada dia que passa, pessoas como Gildo Alves e Carlos Silva, participei do curta metragem recebendo troféu destaque de nossa cidade e melhor atriz coadjuvante, me orgulho de tudo isto que está acontecendo em minha vida”.
Ela ressalta que devemos correr atrás daquilo que gostamos de fazer, pois a realização de sonhos depende apenas de cada um de nós e acredita muito neste dizer: ‘querer é poder’, “se eu quero, eu posso, eu faço, eu realizo, sou guerreira, graças a Deus sou mulher forte e enfrento problemas difíceis, sempre coloquei o pensamento positivo naquilo que faço e só tenho bons resultados, façam sempre isso que tudo dará certo em sua vida.
Recebeu em novembro do ano passado uma moção de aplausos pela ação que desenvolve no combate ao câncer de mama. Após ter sido diagnostica com câncer de mama e submeter-se a mais de cinco anos de tratamento, Dorotea Nogueira tornou-se voluntária no combate a doença e tem participado de muitos eventos de prevenção e aconselhamentos sobre esse mal que afeta muitas mulheres. Ao saber que estava curada passou a ajudar a outras mulheres que sofriam com a doença, desenvolvendo também a conscientização acerca da prevenção e da cura do câncer.

Pela sua desenvoltura e criatividade, ficou conhecida em toda a região através dos meios de comunicação e sem nenhuma timidez foi atrás de parceiros para trazer a Serra Talhada mecanismos que ajudassem na sua campanha, durante os eventos relativos ao outubro rosa realizado em Recife, conseguiu um apoio importante do instituto AVON que veio a nossa cidade a pedido da nossa guerreira, para realizar cerca de quatrocentas mamografias.
Hoje, através da luta dessa hoje artista, o outubro rosa passou a ser uma marca registrada nas mobilizações de cidadania dos serra-talhadenses, e através das novas parcerias tem levado a sua mensagem para cada mulher, fortalecendo uma luta tão nobre e bela, demonstrando que com força de vontade é possível vencer obstáculos e ajudar as pessoas.

Mulher comprometida com causas sociais, não só relacionada ao câncer, mas sempre disposta a fazer o bem exemplo de bravura e solidariedade, possui uma alegria impar, contagia os que a rodeiam.
por Carlos Silva



Nenhum comentário: