Vídeos

Loading...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA COM AÇÕES DIVERSAS NA CAPITAL DO XAXADO


=>Nesta quarta-feira (22), a Capital do Xaxado se veste novamente da cor rosa e sai às ruas no encerramento de um mês de atenção especial para as mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parcerias com outras Secretarias do município, a exemplo da Secretaria de Esportes, Secretaria de Educação, de Desenvolvimento Social e da Mulher, durante todo este mês desenvolveram ações em diversos bairros e distritos, procurando levar para as mulheres informações e serviços em favor da sua saúde.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade. 
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. 
Nesta quarta-feira a campanha do “Outubro Rosa”, será encerrada com ações pela manhã na Praça de Alimentação do Pátio da Feira, onde estará sendo oferecido serviços de testagem de HIV, Sífilis, Hepatites e outros e o ponto alto será às 17 horas com uma caminhada que sairá da Praça Sérgio Magalhães, no centro da cidade, indo até a Academia das Cidades no Bom Jesus. Os organizadores do evento convoca a população para participar e sugere o uso de blusas rosa ou branca.

Nenhum comentário: