Vídeos

Loading...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

FRANK FERRAZ: UM CRIATIVO MULTI-ARTISTA EM ASCENSÃO

>>Tendo nascido Francisco das Chagas Ferraz Silva, na terra de Lampião e morou grande parte de sua vida no território dos Caretas lá iniciou sua carreira cultural conhecendo em 2001 aos 13 anos o fantástico mundo das artes cênicas. Menino tímido, de família humilde sempre teve dificuldades para se envolver no meio cultural, curioso buscou aprender com exemplos tendo por incentivadores os artistas e professores Triunfenses Teco de Agamenon e Elidiano, com eles o mesmo aprendeu a escrever, se expressar e interpretar sem temer o publico, aprendeu a elaborar um texto e dar sentido a ele  seguindo os princípios do teatro. Escreveu e atuou sua primeira peça teatral chamada “O duelo” narra o conflito entre o filho e os pais em busca da educação. Resultado do curso de teatro oferecido pelo programa de educação do trabalho infantil (PETI).
Mais tarde já pelos meados de 2003, deixou sua cidade e começou a participar das atividades do CDPST através de um convite de Kelba Ferreira; lá conheceu Carlos Silva, ator, diretor e amigo que o ajudou muito no processo de desenvolvimento artístico, que lhe apresentou Modesto de Barros diretor do Centro Dramático de Serra Talhada Pajeú (CDPST) que lhe acolheu de braços abertos. Participou de oficinas, cursos e espetáculos, agindo como ator iluminador, sonoplasta e contra regra.
Em 2006 começa sua jornada na área de animação; nasce o Palhaço Simpatia foi convidado a participar de diversos eventos como: eventos infantis, aniversários e propagandas e a partir de então começa a escrever textos para as crianças e jovens, tendo em 2010, ministrado seu primeiro curso de teatro infantil, onde reuniu vários alunos de escolas publicas e passou a trabalhar o esquete Os Palhaços Caem Atoa com a Cia eu e tu, Companhia de animação fundada pelo mesmo que percorreu vários distritos e igrejas da redondeza.
A convite deste que vos escreve, fez algumas performances de divulgação para empresas locais e depois escreveu sua primeira obra de teatro infanto-juvenil: Noksturday - A Cidade dos Livros. Procurando aperfeiçoamento na área, buscou opiniões com diversos artistas do Brasil. Ao terminar em 2010, envia sua obra por E-mail para dezenas de dramaturgos, diretores e atores.  “No fim de 2010 recebi um convite do site oficina de teatro para hospedar o texto, orgulhosamente aceitei e hoje (2014) conta com 6762 downloads e oito montagens pelo Brasil”. Ele comenta feliz pelas conquistas.  E acrescenta ser algo inusitado, “para um menino tímido que confessa nunca ter imaginado que iria conseguir ver o seu nome na internet circulando o mundo com 5 paginas no mecanismo Google de pesquisa”.
O menino Frank viveu uma grande alegria em 2012 quando teve seu texto Noksturday montado pela Cia do Corpo, uma gigantesca Escola de Artes de Foz do Iguaçu, depois vieram outras, como: Ateliê das Artes, Cia Talento e Arte, Grupo Teatral Animart, núcleo aprendiz, Triartem, Lucila Pacheco, entre outros.  Ainda em 2011 escreveu o texto “O tesouro de margarida”, uma peça infantil que auxilia a criança no processo imaginário e educativo. Escreveu outras obras, a saber: A Jornada do Palhaço Simpatia, O Vigário Vigarista no Meio da Pista, publicou seu primeiro cordel poético “faces da vida”, onde homenageou as mulheres no poema “anjo em forma de mulher” e o teatro com o poema “um sonho chamado teatro”, foram impressos 1000 exemplares.
Em 2013 participou do espetáculo Ilustríssimos Senhores, resultado do Curso de Iniciação ao Teatro promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo do município. Foi convidado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião participar do massacre de angicos a morte de lampião, defendendo a figuração de um soldado e um mascarado; integra a equipe da comédia FULANA, SICRANA, BELTRANA, em novembro grava participação no curta BICHO DE 7 LETRAS. Em 2014 atuou no curta-metragem UM HOMEM SEM SORTE com roteiro de Paulo Sacaldassy e direção de Costa Junior, produção da Uninobre Cine Vídeo. Mais recente fez a Oficina de Cinema Realizando em 1 Minuto, sob a orientação dos cineastas: Alice Gouveia, Silas Alexandre e Leo Leite.

“Sinto-me orgulhoso por participar a 5 anos do Natal das crianças com o Palhaço Simpatia na Fazenda São Miguel, evento realizado por moradores locais e com apoio de pinheiro. Diz e acrescenta: “aproveito a oportunidade para agradecer de coração aos astros e estrelas que vem brilhando ao meu lado nessa longa jornada da vida, Carlos Silva  grande agitador cultural e incentivador da área artística com quem faço a maior parte dos trabalhos, a Domá e Cleonice dos Cabras de Lampião que oportunizam a formação e participação em espetáculo, Modesto de Barros professor e grande baluarte do teatro por aqui, Teco incentivador, Kelba Ferreira amiga de todas as horas e a você leitor/espectador, pois são vocês que mantêm acessa a chama da arte no meu coração.


Nenhum comentário: