Vídeos

Loading...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO PARTICIPA DE FESTIVAL NO CEARÁ

 
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, participa do 3º Festival Internacional de Folclore do Ceará, nos dias 20, 21 e 22 de novembro no Centro Dragão do Mar em Fortaleza, os ‘Cabras’ representam a cultura nordestina ao lado de grupos folclóricos de outros Estados brasileiros e também grupos internacionais.
“Reunir pessoas, permitir a troca de experiências, promover conexões e o conhecimento da diversidade cultural, celebrar a arte de cantar, dançar e interpretar”. Objetiva a organização do evento. Com esses objetivos, surgiu, o projeto do I Festival Internacional de Folclore do Ceará. O evento consolidou-se através das profissionais Sheila Fernandes e Ilka Salatielle, produtoras e fundadoras da empresa ENCENA PRODUÇÕES. É possível perceber a dimensão que esse evento tomou. A produção geral ampliou seu quadro de organizadores, descentralizando cargos de maiores responsabilidades, criando comissões de coordenadores do planejamento geral do evento. A partir de então o Festival cresceu, amadureceu se reinventou, com estruturas e seguindo as regras internacionais dos maiores festivais do mundo. “O Festival Internacional de Folclore do Ceará chega a sua 3ª edição com a certeza de que é preciso estar sempre aberto ao novo e atento às expectativas de quem faz a cultura manter-se viva, nessa visão temos a certeza de que estaremos sempre trabalhando e acompanhando a cultura popular na contemporaneidade”. Resume a organização.
O Festival abre campos para diálogos e troca de experiências, entre as diferentes culturas com público de todas as classes sociais. É a diversidade de povos e culturas em movimento. A programação é diversa com apresentações diurnas (descentralizando e oportunizando as camadas mais carentes o acesso a diversidade artística presente no evento) e noturnas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Fortaleza/Ceará.
Música, dança, artesanato, literatura de cordel, gastronomia, debates e exibição de filmes sobre personalidades do Nordeste e outras grandes surpresas farão desse evento um dos melhores do Brasil. A Virgem dos Lábios de Mel, imortalizada no romance mais famoso, do renomado escritor de Fortaleza, José de Alencar. É o símbolo da logo marca do Festival Internacional de Folclore do Ceará.
“Para nós que fazemos o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é sempre um contentamento está em um festival, pois é um momento de encontro, renovação, troca de saberes e também ‘vendemos nosso peixe’, afinal, esse tipo de evento funciona como vitrine, onde acertamos apresentações para diversos locais. Diz Cleonice Maria coordenadora e coreografa desse que é o maior divulgador da dança dos bandoleiros do sertão.


Nenhum comentário: