Vídeos

Loading...

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

LAMPIÃO EM BRAILLE - DEFICIENTES VISUAIS DE SÃO PEDRO DA ALDEIA TÊM ACESSO A LIVROS E CDS


                 
A Biblioteca Municipal está aberta de segunda à sexta-feira, das 08:30h às 17h, inclusive no horário de almoço
Os deficientes visuais já podem usufruir dos livros em braille e dos CDs recebidos recentemente pela Biblioteca Municipal Professor Cordelino Teixeira Paulo em São Pedro da Aldeia. Após a aquisição do selo Biblioteca Amiga do Leitor com Deficiência Visual, em agosto, a Biblioteca tem recebido remessas de clássicos da literatura brasileira e estrangeira, tanto para o público adulto como infanto-juvenil. Nesta segunda leva 15 CDs e 23 livros foram recebidos. Essa é uma iniciativa da Fundação Dorina Nowill para cegos em parceria com Ministério da Cultura, Governo Federal e Grupo Votorantin.

Segundo o diretor da Biblioteca, Vinícuis Lavalle, a parceria firmada entre as instituições foi uma grande conquista para o município, uma vez que promove a integração social. “É importantíssimo porque não tínhamos um direcionamento para esse público deficiente visual e, hoje, é um segmento que pode estar na Biblioteca participando ativamente da rotina de leitura. E não só da leitura como também do áudio”, disse o diretor, que aproveitou para esclarecer que dois dos 10 computadores são destinados aos deficientes visuais.

O diretor ainda explicou que a atual administração tem planos para a realização de melhorias em relação à acessibilidade e alocação dos livros na Biblioteca. “Por determinação do Prefeito Carlindo Filho vamos facilitar cada vez mais o acesso dos deficientes a Biblioteca. Incluímos no nosso orçamento a construção de uma rampa para cadeirantes na entrada, sinalização no chão em alto relevo, para que os deficientes possam andar tranquilamente, e aquisição de pelo menos duas novas estantes. Nós temos em torno de 15 mil exemplares, entre livros, Barsas, revistas e jornais, e não paramos de receber doações, mas falta espaço”, disse. “Assim que os recursos estiverem disponíveis, começamos essas benfeitorias”, completou Lavalle.

Na coletânea de CDs recebidos nesta remessa estão O Semeador de Ideias, de Augusto Cury; Ágape, de Padre Marcelo Rossi; A Festa de Mrs Dalloway, de Virginia Woolf; Lira dos Vinte Anos e Poesias Diversas, de Álvares de Azevedo; Mahatma Gandhi, de Huberto Rohden; Manhã, Tarde e Noite, de Sidney Sheldon; A Alma Imoral, de Nilton Bonder; O Inocente, de John Grisham; Os falsários de Hitler, de Lawrence Malkin e Carta a D. - História de um amor, de André Gorz.

Dentre os novos livros em braille estão A Mala de Hana, de Karen Levine; Tudo Ao Mesmo Tempo Agora e O Canto da Praça, de Ana Maria Machado; O Saci, de Monteiro Lobato; As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi; LAMPIÃO: NEM HERÓI NEM BANDIDO. A HISTÓRIA, DE ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA; Clarissa, de Érico Veríssimo; De Grão em Grão, o Sucesso Vem na Mão, de Katie Smith Milway e Que Saracotico!, de Sylvia Orthof.

A Biblioteca Municipal está aberta de segunda à sexta-feira, das 08:30h às 17h, inclusive no horário de almoço. Vale lembrar que a Biblioteca conta com o Telecentro Comunitário composto por 10 computadores com acesso a internet gratuita por um período de 45 minutos renovável duas vezes ao dia. O cadastro é feito na hora.

Nenhum comentário: