Vídeos

Loading...

sábado, 1 de novembro de 2014

SEM O FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL


Associações e sindicatos de artistas e profissionais das artes cênicas de Pernambuco divulgaram um texto na última  sexta-feira (31) em que repudiam a decisão da Secretaria de Cultura do Recife de cancelar a realização do FESTIVAL RECIFE DO TEATRO NACIONAL deste ano. Na última quinta a imprensa divulgou uma nota emitida pela Secult em que anunciava a mudança. 
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco(SATED-PE), a Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), a Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco (ARTEPE) e a Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE), diz que a decisão da Prefeitura do Recife é para a classe artística um reflexo do "respeito da atual gestão" municipal. Segundo o grupo, serão tomadas "todas as providências cabíveis para que tal decisão seja revogada".
LEIA O TEXTO NA ÍNTEGRA:
O Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco (SATED-PE), A Associação de Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), A Associação dos Realizadores de Teatro de Pernambuco (ARTEPE) e A Federação de Teatro de Pernambuco (FETEAPE), vem a público repudiar, de forma veemente, o cancelamento da realização da 17a edição do Festival Recife do Teatro Nacional em 2014.
A decisão arbitrária e unilateral de não realizar o festival fere os princípios de uma gestão democrática e participativa que deveriam nortear a atual administração municipal e afronta a classe artística do Recife, merecendo, portanto, a reprovação de toda a sociedade recifense. 
A decisão equivocada da Prefeitura da Cidade do Recife ignora o Plano Municipal de Cultura da Cidade do Recife que em seus programas estratégicos define como ação : consolidar o Festival Recife do Teatro Nacional, no plano nacional, e a médio prazo, transformá-lo num festival internacional, fortalecendo o Recife como um importante pólo das artes cênicas.
O cancelamento do Festival Recife do Teatro Nacional sem a escuta da sociedade civil ,reflete a falta de respeito da atual gestão da Prefeitura do Recife com as entidades representativas dos artistas da nossa cidade, com o Conselho Municipal de Políticas Culturais da Cidade do Recife e, por conseguinte, com os artistas e o povo do Recife.
O SATED-PE, ARTEPE, APACEPE e FETEAPE tomará todas as providências cabíveis para que tal decisão seja revogada.
Recife, 31 de outubro de 2014.


Nenhum comentário: