Vídeos

Loading...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO É UMAS DAS ATRAÇÕES DA INAUGURAÇÃO DA CASA DO PIFE EM CARUARU



=>Casa do Pife será inaugurada neste sábado (13) em caruaru; a data para o início das atividades foi escolhida estrategicamente e será uma homenagem ao nosso Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se vivo estivesse, completaria, no próximo sábado, 13, 102 anos. Como na Capital do Agreste quase tudo termina em forró, nesta inauguração não será diferente e uma programação foi preparada especialmente para os que forem conferir o novo espaço. A Casa do Pife funcionará no Polo Cultural da antiga Estação Ferroviária.
O local será a sede da Associação Brasileira de Bandas e Tocadores de Pífano – ABBATOPI. O espaço também será o ponto de apoio para os representantes das 11 bandas de pífano que hoje existem na cidade. “Lá também serão realizadas oficinas de fabricação de pífano, de música regional, aulas de instrumentos regionais e da história da música popular brasileira. Quem quiser comprar o material produzido pelas bandas também poderá adquiri-lo na casa”, explica o idealizador do local, Anderson do Pife.
“Para nós é motivo de alegria poder contribuir para o enriquecimento, preservação e disseminação da arte do pífano. Não permite-se pensar Caruaru e seu São João sem a Banda de Pífano Zé do Estado, por exemplo. O pífano é nosso e precisa ser apresentado e ensinado às novas gerações para que essa manifestação não acabe”, pontuou o diretor de Ações Culturais, Djair Vasconcelos.
Além da Casa do Pife, funcionam hoje no Polo Cultural a Casa dos Artistas, a Casa do Boi Tira-Teima e o Teatro Garagem Mamu Sebá. É importante lembrar que essa iniciativa faz parte do compromisso firmado entre o poder municipal e a sociedade civil durante a III Conferência Municipal de Cultura, realizada em agosto do ano passado.
Programação festiva – A partir das 12h, vai ter lançamento de CD, apresentação musical, jogo de capoeira, declamação de poesia e muito mais. Diversos artistas e grupos prestigiarão o evento, entre eles: Biu do Pife, Edmilson do Pife, Banda de Pífano Alvorada, Banda de Pífano Zé do Estado, Escola de Pífanos Zé do Estado, Escola de Pífano Hilda Gomes, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Azulão, Azulinho, Lula Viegas e Mozart Vieira.

Nenhum comentário: