Vídeos

Loading...

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SERTÃO DO PAJEÚ SERÁ CENÁRIO DE FILME EM JANEIRO



 =>Cidades da ribeira do Pajeú estão sendo cenário até o mês de fevereiro de 2015 para o filme de longa metragem: “Sertão de Sonhos” de autoria do carnaibano Cauê Rodrigues de Sousa.

O texto que foi criado em 1998, para o teatro paulista, contando a história do cotidiano sertanejo, baseado em fatos reais, tornou-se sucesso nos palcos dos teatros Flávio Império (Cangaiba), Eva Vilma (Tatuapé), Martins Penna (Penha), Dom Pedro I (São Miguel Paulista) e Taib (Bom Retiro), sendo visto por uma estimativa de mais de 10.000 espectadores paulista.
O roteiro conta a história da família do seu Roseno, em Carnaíba, casado com Dona Joana, pais do primogênito Florisvaldo, menino de 16 anos, atentado e ‘traquino’ que se torna um politico corrupto, apesar de ser preparado pelo pai para ser padre, o segundo filho do casal de nome Biano, tem 15 anos é ligado a pecuária e a agricultura e amigo inseparável de Mudinho, seu fiel escudeiro. Para completar a família, o filho caçula Joãozinho, de 13 anos, estudioso e que sonha em ser musico, apesar de seu pai ter o sonho de que o menino se torne doutor.
A família que mora na zona rural tem como empregado o capataz Severino que trabalha nas propriedades de seu Roseno, há muitos anos e se apaixona por Caetana, filha do jagunço João Batista, da fazenda vizinha de propriedade do ex-prefeito Mané.
Motivado pelo sucesso extraordinário da peça nos palcos de São Paulo, a Produtora Nova Ideia decidiu levar a história para o cinema, convidando por várias vezes o autor do texto para aceitar a proposta. Tendo voltado a residi em Carnaíba, Cauê Rodrigues aceitou o convite do produtor Douglas França e abraçou a causa.
Os trabalhos de preparação para o filme acontecem desde Junho de 2014, com visitas da produtora paulista às cidades do Pajeú: Flores, Quixaba, Serra Talhada, Tabira e Solidão, além de Carnaíba, palco principal das gravações.
Cerca de 50 atores entre aspirantes e profissionais e 20 pessoas ligadas à produção e técnica estão envolvidos no projeto que conta com o apoio do governo municipal de Carnaíba, Cartório Único de Notas e Registros de Carnaíba, dos vereadores carnaibanos Junior de Mocinha, Cícero Batista, Luiz de Joel e Antonio Chico, Prefeitura de Quixaba e Grupo Moinho Felicidade.
O elenco está formado por atores das cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Custódia, Flores e Serra Talhada, que teve selecionado em teste, os atores: Gildo Alves, Manoel Lima, Jefferson Nascimento e este colunista Carlos Silva, além da aspirante Dorotéia Nogueira que tem se revelado um grande talento artístico na cidade. Teve inicio no dia 18 de outubro o trabalho de preparação de elenco sobre a responsabilidade de Cauê Rodrigues e equipe, onde são realizados trabalhos de expressão corporal e improvisos de cenas relacionadas ao roteiro, para assim ser definido um elenco principal e o secundário que farão essa história ganhar vida na telona. “Ter sido selecionada é também um sonho; acho o titulo bem sugestivo, pois o sertanejo é movido por sonhos, creio que ‘Sertão de Sonhos’ será um marco sonhador em nossa vida”; diz Doroty como é chamada pelos colegas.
Para o produtor paulista Douglas França, a ideia não é promover artistas conceituados e sim uma forma de descobrir talentos na região, já que segundo ele, é rica em cultura e pessoas talentosas apostando em novos nomes para o cinema nacional.
Um dos objetivos maiores da produtora Nova Ideia é de levar o trabalho para festivais de cinema no Brasil (Brasília, Paulínia, Gramado...) e fora dele (Cannes, Portugal, Itália...) e também o tradicional festival de cinema que acontece na cidade de Triunfo - PE, entre outros.

A previsão para o lançamento do filme em Pernambuco é para o mês de julho de 2015, sessão première em Carnaíba e no mês de dezembro em São Paulo.

Nenhum comentário: