Vídeos

Loading...

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

IDEALIZADOR DA FUNDAÇÃO TERRA INSPIRA VOLUNTÁRIOS NO SERTÃO PERNAMBUCANO

Padre Airton Freire (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Padre Airton Freire idealizou Fundação Terra
(Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
No Sertão pernambucano, uma instituição sem fins lucrativos mantida por meio de doações tem ajudado a transformar a vida de milhares de pessoas. É a Fundação Terra. A iniciativa é fruto da dedicação do padre Airton Freire, um homem que inspirou voluntários no município de Arcoverde. O lugar oferece assistência médica gratuita, amparo a idosos, aulas de capacitação e outras atividades.
Criada há 30 anos, a Fundação Terra foi construída no lugar onde antes existia um lixão. O instrutor Francisco Pedro da Cruz dá aulas na oficina de Marcenaria. Antes, ele sobrevivia do que pegava no lixo. "A fundação mudou a minha vida com muitas coisas boas. Não tinha expectativa de vida. E depois, com cursos oferecidos pela Fundação Terra, tornou você outra pessoa, né? Você saiu do lixo e foi ser alguém visto", comenta. A auxiliar de serviços gerais Marlene Maria era catadora e hoje a vida dela e dos três fihos é bem diferente. "Muito contente. Muito feliz mesmo. Porque minha filha estudou aqui, aprendeu muitas coisas boas e agora ela é professora de muitas coisas".
Mais de 2.400 famílias são beneficiadas pelos projetos da Fundação Terra. Por ano, 200 jovens estudam nos cursos profissionalizantes. Já na área de sáude, cerca de 6 mil pessoas de 35 municípios são atendidas por mês. Os pacientes têm acesso a uma equipe formada por médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas e diversas especialidades.
O padre Airton Ferreira idealizou a Fundação Terra quando celebrou uma missa no lixão de Arcoverde. "Quando eu penso naquele acontecimento, que para mim foi inaugural, a imagem mais forte que me vem é de uma criança chorando pedindo pão, pedindo bolacha no momento que eu distribuía a eucaristia. Fiquei tão tocado quando vi aquela cena que eu concluí haver alguma relação entre a dor, a fome daquele povo, com o pão para o mundo. O Cristo Eucarístico que estava sendo comungado. Assim como o pão estava sendo compartilhado, eu fui tocado para partilhar a minha vida com eles também", explica.
Serviço
Fundação Terra
Endereço: Rua Alfredo de Souza Padilha, sem número, Bairro São Cristóvão, Arcoverde
Telefones: (87) 3821-1826/0954
Fonte: G1 Caruaru e região

Nenhum comentário: