Vídeos

Loading...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

MORRE NO RIO A ATRIZ VANJA ORICO, A 'MUSA DO CICLO DO CANGAÇO'

Ela lutava contra um câncer no intestino e teve falência múltipla de órgãos. Atriz foi a única brasileira a atuar com o cineasta italiano Frederico Fellini.


Morreu nesta quarta-feira (28) no Rio, aos 85 anos, a cantora, atriz e cineasta Vanja Orico. Acometida por Alzheimer, ela ainda lutava contra um câncer de intestino e estava internada desde o dia 11 de janeiro. O enterro está previsto para esta quinta-feira (29), às 16h, no Cemitério São João Batista, Zona Sul do Rio. Vanja se projetou no cenário artístico em 1953 ao interpretar a música Mulher Rendeira, tema do filme O Cangaceiro, de Lima Barreto. Ela acabou sendo consagrada como a musa do “Ciclo do Cangaço”, tendo participado de filmes como Lampião, O Rei do Cangaço e Jesuíno Brilhante, o Cangaceiro.

A artista carioca participou de mais de 20 filmes e foi a única atriz brasileira a atuar com o cineasta Frederico Fellini, na década de 50, no filme "Luci del Varietá" ("Mulheres e luzes").
Vanja também teve participação notória durante a ditadura militar. Ela foi presa e torturada depois de interromper a ação de policiais durante o enterro do estudante Édson Luiz, morto pela repressão. "Não atirem, somos todos brasileiros", teria gritado Vanja aos policiais do regime.



Fonte G1

Nenhum comentário: