Vídeos

Loading...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

CINE CLUB LAMPIÃO INICIA SUAS ATIVIDADES EM SERRA TALHADA

A Fundação Cultural Cabras de Lampião inicia no dia 06 de março o projeto Cineclube Lampião, uma iniciativa que tem como objetivo exibir filmes nacionais para jovens de Serra Talhada e da região do sertão do Pajeú, em Pernambuco. Além da exibição dos filmes, após cada sessão serão realizados debates para desenvolver temas relacionados à cidadania, a cultura e a história. O projeto visa dá acesso e estimular o público local para frequentar o cinema. As exibições serão gratuitas, sem cobrança de ingressos.

A primeira sessão do Cineclube será no dia 06 de março, às 14 horas, com o filme Lampião e Maria Bonita. As ações Cineclubistas serão realizadas na Sala Multimídia do Museu do Cangaço. A proposta do Cineclube Lampião é exibir filmes de curta, média e longa metragem, nos gêneros documentário, ficção e animação.

O Cineclube Lampião é mais do que um projeto de Cine clubismo, ele é mais um instrumento de resgate, preservação e promoção da memória do povo sertanejo, que vem para fortalecer sua identidade cultural e enraizar ainda mais sua história de luta e resistência”, afirma Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Além da programação de filmes, o Cine Club Lampião pretende incorporar ações ligadas a música, a literatura, ao teatro, a dança, a cultura popular, as discussões de gênero, de igualdade racial, de povos tradicionais, entre outros temas e abordagens, buscando a transversalidade da ação cineclubista.

O projeto conta com o incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, da FUNDARPE e do FUNCULTURA. Confira em anexo a programação para o mês de março do Cine Club Lampião.

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO


Dia 06 de março (sexta-feira) – 14h

Filme: LAMPIÃO E MARIA BONITA
Ano: 1982
Sinopse: Lampião e Maria Bonita se baseia nos últimos seis meses de vida de Virgolino Ferreira da Silva (Nelson Xavier), o Lampião, cangaceiro pernambucano que se transformou em personagem mítico, símbolo do Cangaço brasileiro, entre os anos 1920 e 1930.
Dirigido Por: Paulo Afonso Grisolli e Luís Antônio Piá
Elenco: Nelson Xavier, Tânia Alves, Arnaud Rodrigues, Jofre Soares, José Dumont, Roberto Bomfim, Regina Dourado.
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil


Dia 13 de março (sexta-feira) – 14h

Filme: O AUTO DA COMPADECIDA
Ano: 1999
Sinopse: Baseado na peça teatral homônima de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida é uma comédia que mistura regionalismos e religiosidade para contar as aventuras de João Grilo (Matheus Nachtergaele), um sertanejo desnutrido e malandro que faz da esperteza seu modo de ganhar a vida, e seu companheiro de estrada Chicó (Selton Mello), um mentiroso compulsivo e covarde, metido a valente e conquistador.
Dirigido Por: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Denise Fraga, Diogo Vilela, Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Marco Nanini, Paulo Goulart, Rogério Cardoso, Virginia Cavendish.
Gênero: Comédia
Nacionalidade: Brasil

Dia 20 de março (sexta-feira) – 14h

Filme: BAILE PERFUMADO
Ano: 1997
Sinopse: Baile Perfumado conta a saga real do libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti), mascate responsável pelas únicas imagens de Virgolino Ferreira (Luiz Carlos Vasconcelos), o Lampião, quando vivia no sertão brasileiro. Amigo íntimo de Padre Cícero (Jofre Soares), Benjamim mascateava pelo sertão e exercitou seu espírito mercantilista convivendo intimamente com o bando de Lampião.
Dirigido Por: Lírio Ferreira e Paulo Caldas.
Elenco: Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Chico Díaz, Jofre Soares, Cláudio Mamberti, Germano Haiut, Zuleica Ferreira.
Gênero: Drama
Nacionalidade: Brasil

Dia 27 de março (sexta-feira) – 14h

Filme: O CANGACEIRO TRAPALHÃO
Ano: 1983
Sinopse: Severino do Quixadá (Renato Aragão), pastor de cabras, salva Capitão (Nelson Xavier) e seu bando de cangaceiros de uma emboscada do tenente Bezerra (José Dumont). Na confusão, os amigos Mussum e Zacarias fogem da cadeia e todos se encontram no esconderijo dos cangaceiros, onde Gavião (Dedé Santana) é homem de confiança do chefe. Observando sua semelhança com Severino, Capitão lhe dá uma missão, que acaba revelando-se uma emboscada. Com a ajuda de Aninha, sobrinha do prefeito, conseguem fugir e, no caminho, encontram uma misteriosa bruxa-fada.
Dirigido Por: Daniel Filho.
Elenco: Renato Aragão, Dedé Santana, Mussum, Zacarias, Regina Duarte, Nelson Xavier, Tânia Alves, José Dumont, Bruna Lombardi, Daniele Rodrigues, Tarcísio Meira, Danton Jardim, Cininha de Paula, Gabriela Duarte.
Gênero: Comédia
Nacionalidade: Brasil
CINE CLUB LAMPIÃO
Fundação Cultural Cabras de Lampião
Tel.: (87) 3831 3860

Nenhum comentário: