Vídeos

Loading...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

AÇÃO FORMATIVA DURANTE O XI ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO


Xaxado é dança macha
dos cabra de Lampião
Xaxado, Xaxado, Xaxado
vem lá do sertão.
Xaxado, meu bem, Xaxado
Xaxado vem do sertão
é dança dos Cangaceiros
dos cabras de Lampião.
Como bem cantou Luiz Gonzaga na música acima, o Xaxado está vivo no corpo e na alma dos sertanejos e durante a realização do XI ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO, Serra Talhada, Terra de Lampião, “a universidade do Xaxado e da história do cangaço”, como disse o folclorista paraibano Pedro Cândido,  Capital do Xaxado, será invadida por dançarinos, turistas, curiosos e povo em geral, atraídos pelo fator histórico e pela beleza das danças e demais atrativos que o evento apresenta.

Neste ano para quem tem interesse ou já dança e quer aperfeiçoar o ‘passo’ haverá de quarta (3) a sexta (5) uma Oficina de Xaxado ministrada por integrantes do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – O Bando da Cultura do Nordeste - que neste evento comemora seus 20 anos que existência e resistência no legado artístico e cultural do Cangaço e Lampião, não fazendo apologia à violência, mas evidenciando a arte presente na vida dos bandoleiros, da poesia a culinária, da musica ao artesanato, da literatura a indumentária.
As oficinas serão no Quintal do Museu do Cangaço, que também fica localizado na Vila Ferroviária (Estação do Forró). No mesmo local onde todas as noites, de quarta a domingo, haverá inúmeras apresentações culturais com foco no XAXADO. Se você ficou interessado procure fazer sua inscrição, pois as vagas são limitadas. Informações pelo telefone 3631-3860.


Nenhum comentário: