Vídeos

Loading...

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

SANDRA BARBOSA: DA CURIOSIDADE INFANTIL SURGE UMA ARTISTA DE ALMA NOBRE E TALENTOS MÚLTIPLOS

 
Alexsandra Klebya Barbosa ou apenas Sandra Barbosa como a conhecemos é uma expressiva integrante do grupo de Xaxado Cabras de Lampião – O Bando da Cultura do Nordeste, pois sua história de desafios, vivências e lutas está intimamente entrelaçada a trajetória desta trupe de artistas que apresentam e representam a Capital do Xaxado nos 4 cantos do planeta.
“Soubemos que ela esteve presente na platéia quando da apresentação de estréia na feira livre naquele histórico 20 de março de 1995, a segui foi a primeira aluna a se inscrever na Escola de Xaxado, sendo destaque, e assumindo em seguida a primeira vaga de dançarina no grupo, que depois de alguns anos passou a admitir novos integrantes, já que veteranos começavam a segui outros caminhos”. Relata Anildoma sobre o ingresso dessa destemida artista que trás em si as marcas dos 20 anos de criação do grupo.
Interpretou no espetáculo inicialmente a cangaceira Sila com brilhantismo e labor, entusiasmo e disciplina, que a levaram ao posto mais alto, substituir Cleonice Maria no papel da Rainha do Cangaço: Maria Bonita; ficando por muitos anos na linha de frente da trupe, depois seguindo uma curiosa trajetória de primeira vez, torna-se a primeira mulher a tocar zabumba, já que a musicalidade na apresentação é ao vivo; depois triangulo e hoje é primeira voz (cantora) do Quarteto Cabras de Lampião, com o mesmo talento e brilhantismo de sempre, têm arrancado aplausos por onde passa.

Sua vida desde a adolescência quando passa integrar esse expressivo Grupo de Cultura Popular está entrelaçada a família Souza/Santos mentores desde feito, que transformou o legado histórico e cultural de lampião em espetáculo artístico digno e de um alcance extraordinário levando muitos jovens a se encantar com a história do cangaço ‘nove foras a parte violenta’, e disseminar essa beleza artística deixada pelos bandoleiros do sertão, da musica a dança, da vestimenta a literatura, por inúmeros Estados do Brasil e fora das fronteiras nacional.
Sandra, também foi a primeira fora do clã familiar a integrar a diretoria da Fundação Cultural Cabras de Lampião como tesoureira da entidade. “São muitos os predicados que compõem essa pessoa que cresceu e evoluiu entre nós, em tamanho, conhecimento e grandeza de cidadã consciente de seu papel na cultura nordestina e brasileira”, frisa ainda Anildoma.
A menina, moça, ora mulher Sandra Barbosa, na atualidade cursa Licenciatura em Educação Física na FAFOPST, presta serviço a FCCL como recepcionista no Museu do Cangaço, é dinâmica, alegre, simpática e muito competente, entre seus inúmeros talentos, destacamos sua passagem pelo teatro atuando como atriz com destaque, é conselheira e amiga/irmã na trupe e está sempre disposta à ajudar.

No mês de seu aniversário e sempre nossos aplausos para você.

Nenhum comentário: