Vídeos

Loading...

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

COMPANHIA DANÇART FAZ A DIFERENÇA COM ARTE NO BAIRRO MUTIRÃO

       

    A Cia Dançart foi idealizada no dia 19 de novembro de 2011 no Bairro Mutirão, por jovens e adolescentes, tendo como prioridade a cultura regional, proporcionando a inclusão de crianças, adolescentes e jovens no contexto sócio-cultural da comunidade onde residem, trabalhando as manifestações artísticas com o propósito de gerar cidadania e assim, transformar os integrantes em adultos cientes de seu compromisso com a manutenção da história.
          Nesse processo destacam o momento como ganho para a comunidade que tem no seu contexto, uma vulnerabilidade social acentuada tendo a CIA DANÇART a missão de através da dança e da pesquisa desenvolver uma visão mais acentuada, criativa e modeladora para que a sociedade serra-talhadense perceba o bairro como seleiro de artistas de notáveis saber, além de afastar quem pertence ao grupo de situações de risco presentes em toda parte.
          “Enfrentamos algumas dificuldades, começar do zero não é fácil. Tivemos que encontrar um espaço para ensaios, elenco, e apoio moral e financeiro”. Relata um dos dirigentes. Fomos até a presidente da associação de moradores também diretora do núcleo Maria Oneide (Regina Gualberto), O espaço atende as necessidades de toda a comunidade”. Continua ele; ela de pronto os atendeu.

           Reuniram então, alguns adolescentes e jovens interessados em conhecer e produzir espetáculos com danças populares e assim nasceu a Companhia Dançart que vem ganhando espaço no município e fora dele. “Novos integrantes sugiram, complementando um elenco de MARACATU de 19 dançarinos, modalidade escolhida pela companhia para ser o carro chefe”. Relata Thiago um dos coordenadores da Cia; os próximos espetáculos têm como propósito as seguintes modalidades: FREVO, COCO, CIRANDA, CABOCLINHO e REISADO.
     A Cia tem como lema um trecho de um poema de Martin Luther King que diz: “Dê o primeiro passo na fé, não precisa ver a escada inteira. Apenas dê o primeiro passo”.
           Tendo em vista o grande potencial artístico da comunidade “Bairro MUTIRÃO”, esses jovens desbravadores resolveram desenvolver um projeto de danças populares que identifica culturalmente o bairro. Nesse processo destacam o momento como ganho para a comunidade que tem no seu contexto uma vulnerabilidade social e a dança enquanto manifestação artística desperta o lado lúdico do integrante que passa a se interessar por sua história e movimentos, musicas e ritmos.
           “Iniciamos um trabalho com oficinas de Percussão, Dança e Teatro, assim sendo, foi criado a ECD (Escola Cultural Dançart) que conta atualmente com 23 pessoas entre 8 e 27 anos. Um trabalho que ampliará a cultura no bairro do mutirão, utilizando o tempo livre dessas pessoas, já a sua maioria estuda o que é regra para se manter no grupo e outras trabalham”. Comenta Thiago.
          A Cia DANÇART: MUTIRÃO COM ARTE tem como objetivo incentivar e promover a cultura artística, buscando a valorização e a formação do indivíduo como cidadão consciente de sua responsabilidade social e cultural. Promove atividades culturais, junto à comunidade, estimulando o potencial artístico, garantindo a preservação dos saberes e fazeres da história, com o intuito de desenvolver um trabalho que identifique a comunidade como centro cultural. Seu público-alvo são crianças, adolescentes e jovens. Mantêm um intercâmbio com outras instituições que atuam no âmbito da cultura, arte e turismo da região.

Os Encontros acontecem aos sábados e domingos no Núcleo Maria Oneide (PETI) a partir das 14 horas para quem se interessou em conhecer o trabalho da Cia.  Contato com a Cia pelo celular: 87.99811-3116 (Thiago).

Nenhum comentário: