Vídeos

Loading...

terça-feira, 27 de outubro de 2015

SEMINÁRIO SOBRE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL EM DEBATE

 
Roda de Conversa em Brasília discute Formação Artística e Cultural (Foto: Sefac/MinC)
 
 
Instituições, escolas e universidades de todo o Brasil que atuam diretamente com formação artística e cultural estão ajudando a construir o primeiro seminário nacional sobre o tema. Através das Rodas de Conversa, a Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do Ministério da Cultura (MinC) está dialogando com estes atores sobre os principais pontos a serem debatidos no evento que acontecerá em Brasília (DF) entre 1 e 3 de dezembro.
 
A secretária da Sefac, Juana Nunes, promoveu em Belo Horizonte (MG), no último dia 21, e em Brasília (DF), no último dia 23, as duas primeiras Rodas de Conversa sobre o seminário e destacou que o principal objetivo de todo este processo é consolidar uma política nacional de formação artística e cultural. Para tanto, listou algum dos desafios:
 
"É preciso reconhecer a atuação dos mestres das culturas populares e das escolas livres na formação de artistas, regulamentar o papel e a remuneração dos agentes culturais e contribuir para a estruturação das carreiras artísticas, concedendo bolsas como política de incentivo aos artistas iniciantes brasileiros, viabilizando as condições para que se dediquem com exclusividade a aperfeiçoar suas linguagens", explicou.
 
As rodas de conversa têm como pauta a infraestrutura das instituições, o custeio de professores e demais agentes culturais, o reconhecimento dos cursos livres de artes em diálogo com a rede formal, o material didático e as metodologias para formação de técnicos, produtores e gestores na área cultural. As próximas rodas serão realizadas em Salvador e São Paulo (9/11), Olinda, PE (17/11) e Rio de Janeiro (27/11).
 
 
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura 

Um comentário:

Continue na Moda disse...


É muito importante para o País,que se comece urgente a pensar na Valorização da Cultura Popular nas Escolas..Nossas Danças,Música, Teatro, Arte tem que ser preservadas. Que seja obrigatório o estudo da Cultura Popular Brasileira nos cursos de formação;Educação Física e Pedagogia,assim como a obrigatoriedade do estudo da Cultura Popular Brasileira nas escolas desde à Educação Infantil.nossas tradições tem que ser preservadas. Através da Cultura Popular ensinaremos às crianças desde a mais tenra idade as diferenças de raças,hábitos,costumes,credos,mas que todos juntos somos uma só NAÇÃO CHAMADA BRASIL.
ENEIDA PAES E LIMA