Vídeos

Loading...

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

9º ENCONTRO: JOSILDO SÁ, RAÍZES DE ARCOVERDE E CABRAS DE LAMPIÃO ABREM EVENTO NESTA 3ª


Da Assessoria

O Sertão do Pajeú está em festa com a chegada do 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais em Serra Talhada. Depois de muita espera, os sertanejos terão a oportunidade de presenciar de perto a realização de um dos maiores eventos culturais do país, que será aberto oficialmente na noite desta terça-feira (24). Um grande cortejo dará boas vindas ao projeto ao som dos batuques de três nações de maracatus e sob a magia dos caboclinhos e bumba meu boi. A Capital do Xaxado transforma-se na capital nacional da cultura até o próximo dia 29, quando o município pernambucano receberá mais de 70 grupos de diversas regiões do país, acolhendo quase 3 mil artistas. Neste mês de novembro Serra Talhada abraça o Brasil.
O cortejo que marca a abertura do evento culmina no Palco Lampião, na Estação do Forró, no bairro São Cristóvão, onde se apresentam os grupos Coco Raízes de Arcoverde e Cabras de Lampião. O primeiro traz uma expressão artística contagiante, cheia de cor e ritmo valorizando a batida dos pés. O segundo remonta com genuinidade as andanças do cangaceiro mais famoso do mundo, Virgulino Ferreira, o Lampião, trazendo também nos pés toda a força e originalidade do Sertão com o xaxado. Brindando a noite, se apresenta o forrozeiro Josildo Sá, um dos herdeiros da volante rítmica de Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.
O 9º Encontro vem enchendo de orgulho o município. Nessa segunda-feira (22), no Espaço Manoel Santos, no pátio da Feira Livre, a população dançou ao som da sanfona de Ivaldo Nogueira e conferiu o resgate da cultura quilombola diante as emboladas e cantorias dos mestres da comunidade Ponta da Serra, da zona rural de Serra Talhada. Mas o encontro não é somente uma mostra artística. “Imaginem que nos últimos meses aconteceram eleições nos estados para escolherem os delegados que vão vir para Serra Talhada participar desse encontro, como delegados para a comissão nacional de política cultural”, destaca o secretário municipal de Cultura, Anildomá de Souza.
“Vamos ter, além da mostra artística e dos fóruns com os delegados, reuniões de colegiados da cultura popular, dos grupos afro-brasileiros, do patrimônio imaterial, artesanato e GTs indígenas. Vamos ter uma roda de conversa de mestres de todo o Brasil que vão estar reunidos com o ministro da Cultura Juca Ferreira. Então, uma série de atividades acontece enquanto está ocorrendo a mostra artística. Teremos ainda reunião com todos os secretários de Estado da Cultura, reuniões com pontos de culturas e várias oficinas. Ainda teremos mostra de cinema e, o mais importante, é que vamos vivenciar grandes decisões que vão nortear o futuro da cultura no Brasil”, exaltou o secretário.
Idealizado pela Rede das Culturas Populares, o 9º Encontro das Culturas Populares e Tradicionais é articulado em Pernambuco pela Conexão Pontos de Cultura, Fundação Cabras de Lampião em parceria com o Ponto de Cultura Invenção Brasileira de Brasília. Na execução, estão à frente a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Cultura, Funarte e o Ministério da Cultura com o apoio de instituições públicas e privadas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (24)
DIA 24/11 – TERÇA-FEIRA

Cortejo de Abertura e Apresentações no Palco Lampião
18h – Maracatu Nação Império (Serra Talhada/PE)
18h20 – Maracatu Leão Misterioso (Nazaré da Mata/PE)
18h40 – Maracatu Estrela Brilhante (Recife/PE)
19h – Caboclinho União 7 Flechas (Goiana/PE)
19h20 – Boi Cara Branca (Limoeiro/PE)
20h – Abertura Oficial do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais
21h – Xaxado Cabras de Lampião (Serra Talhada/PE)
22h – Coco Raízes de Arcoverde (Arcoverde/PE)
23h – Josildo Sá (Tacaratu/PE)

Nenhum comentário: