Vídeos

Loading...

quinta-feira, 21 de abril de 2016

II FLIST RECEBE A COLUNA PRESTES



A COLUNA PRESTES : 90 ANOS DA TRAVESSIA DO RIO SÃO FRANCISCO – Durante a II FLIST será realizada uma exposição – fotografias, matérias de jornais da época e livros – lembrando os noventa anos da Coluna Prestes, no CRI, na Estação do Forró.  


O QUE FOI A COLUNA PRESTES? Foi uma espécie de passeata de longa duração, realizada por políticos e militares brasileiros entre os anos de 1924 e 1927, arregimentando trabalhadores do campo e da cidade para um levante popular. Em suas marchas pelo país, os integrantes da coluna combatiam o governo do então presidente Arthur Bernardes e de seu sucessor, Washington Luís. A COLUNA PRESTES exigia o voto secreto, defesa do ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população, Reforma Agrária.

Em sua marcha pelo Brasil, os integrantes da COLUNA PRESTES denunciavam a pobreza da população e a exploração das camadas mais pobres pelos líderes políticos. A COLUNA PRESTES enfrentou as tropas regulares do Exército ao lado de forças policiais de vários estados, além de tropas de jagunços, estimulados por promessas oficiais de anistia.
Prestes foi chamado por esta marcha de CAVALEIRO DA ESPERANÇA na luta contra os poderes dominadores da burocracia e dos setores elitistas.

SERVIÇO:

FLIST/FEIRA LITERÁRIA DE SERRA TALHADA.
DIAS 03, 04 E 05 DE MAIO DE 2016.
NA ESTAÇÃO DO FORRÓ – EM SERRA TALHADA.
EXPOSIÇÃO – COLUNA PRESTES: 90 ANOS DA TRAVESSIA DO RIO SÃO FRANCISCO.
CURADOR: LUIZ RUBENS.

Nenhum comentário: