Vídeos

Loading...

quarta-feira, 6 de julho de 2016

ATORES SERRA-TALHADENSES SE DESTACAM DURANTE PROJETO DE FORMAÇÃO EM CINEMA




A Capital do Xaxado recebeu pelo terceiro ano consecutivo o Projeto Cinema no Interior, do produtor Marcos Carvalho (MontSerrat Filmes), com incentivo do FUNCULTURA Audiovisual, a ação que é formativa, leva à cinco cidades de Pernambuco, oficinas de formação em audiovisual, tais como: roteiro, produção, fotografia e preparação de elenco, onde o resultado final é a produção de um curta metragem.

Neste ano, a novidade em Serra Talhada foi a oficina de direção com o renomado cineasta (filho natural de nossa cidade), Petrônio Lorena, o mesmo durante as gravações se surpreendeu com o empenho e o talento dos interpretes serra-talhadenses, tanto que já prepara novo roteiro  para esses atores e atrizes que será gravado em breve, sob a sua direção e produção.
O filme resultado do projeto neste ano foi gravado mês passado pelas ruas, praças e becos da cidade, trazendo a marca dos serra-talhadenses, desde o roteiro a produção, tendo por título: A NONA CIDADE, o roteiro é de Diego Kehrle, Paulo Bezerra, Alberto Junior, Jessica Karen, entre outros integrantes dessa oficina que teve como orientadores os roteiristas Antony Dunes e Tairone Feitosa, que produziu roteiros memoráveis para o cinema brasileiro em filmes como Luzia Homem, Ele, o Boto O Homem da Capa Preta.
A oficina de Produção que ficou a cargo de Camilla Lapa e Lorena Arouche lançou sementes na linha de produção cinematográfica; uma das mais procuradas foi a oficina de Fotografia com Mary Elen, que incitou os participantes no olhar para as lentes e a construção da imagem para tela. A preparação de elenco ficou a cargo de Ângela Câmara, atriz e diretora carioca que fez um trabalho arrojado em três dias, deixando o elenco afinado para as cenas fortes que compõem o enredo do filme.
O elenco é composto por Danielle Viana; Frank Ferraz; Dany Feitosa; Gildo Alves; Gorete Lima; Natan Ferraz; Dorotea Nogueira; Iza Rodrigues; Carlos Silva (este que vos escreve), o inusitado ‘Beleza’ numa participação especial e o nobre artista Humberto Cellu’s; dentre outros, que com ousadia e abnegação deram vida aos personagens presentes na história, que mescla suspense e aventura, permeada por humor sutil.
Uma viajante percorre de câmera em punho, cidades interioranas em busca de suas peculiaridades, tendo visitado oito lugares sem gravar nada interessante, adentra à ‘nona cidade’ sem muita expectativa, no entanto logo na entrada é surpreendida por uma profecia...
O projeto Cinema no interior desempenha um papel importante na formação audiovisual em diversos Estados do Nordeste, em Serra Talhada conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo; Centro Dramático Pajeú e Fundação Cultural Cabras de Lampião; o projeto também têm parceiros que são de suma importância, como: Emerson Rocha, Ivo Oliveira, Álvaro Severo e Modesto de Barros. Os filmes já produzidos foram BICHO DE 7 LETRAS – 2013/2014; ZEOMI – 2015 e A NONA CIDADE – 2016.

Um comentário:

Hícaro Nogueira disse...

Foi um prazer participar disso!