Vídeos

Loading...

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A UTILIZAÇÃO DO CINEMA EM SALA DE AULA É TEMA DO PAINEL QUE ACONTECE ESTA SEMANA EM SERRA TALHADA


O encontro que é gratuito e aberto a educadores e estudantes de pedagogia acontece na manhã desta sexta, 12 de agosto, no cineteatro do CEU das Artes, bairro Caxixola. Serão fornecidos certificados de participação.
A aproximação entre a produção audiovisual e a prática pedagógica tem despertado cada vez mais o interesse de cineastas e educadores. Por isso, acontece o painel CinEducador dentro da programação, em Serra Talhada, do 9º Festival de Cinema de Triunfo. No encontro educadores, gestores, estudantes, realizadores audiovisuais e interessados no tema estarão dialogando sobre as interações entre o audiovisual e a educação.
O CinEducador traz como abordagem a nova lei do cinema nas escolas (13.006) e de como isso reforça a transformação da escola e de suas relações com a pauta da cultura. Paralelo a isso, a dimensão universal da arte educação na transformação de vidas e como as culturas populares cultivam a confiança e coragem pedagógicas para criar as narrativas de um futuro humano e sustentável.
No painel estarão detalhados um histórico do cinema e educação; processo de curadoria e escolha de filmes a serem utilizados em sala de aula; jogos cine educativos e exibição de trechos de filmes.
Apresentam a atividade a produtora e cineducadora Andréa Mota, coordenadora do Programa CinEscola e gestora do projeto cineCabeça; a professora e jornalista Silvana Marpoara, assessora de comunicação do cineCabeça e coordenadora do Cine Coisas; e o cineasta e cineducador Gilvan Noblat, do cineCabeça e do curso Cine Motivo.
A entrada é franca e a inscrição pode ser feita antecipadamente pelo email cineducador2016@gmail.com ou no local no dia do evento.                                                           Serão fornecidos certificados digitais.
SERVIÇO:
O QUE: Painel CinEducador – Utilização do Cinema em Sala de Aula.
QUANDO: sexta, 12 de agosto de 2016, das 08:00 às 12:00
ONDE: cineteatro do CEU das Artes, bairro Caxixola, Serra Talhada/PE.
COMO PARTICIPAR: entrada franca. Inscrições prévias pelo E-mail cineducador2016@gmail.com ou no local no dia do evento.



OS FACILITADORES

A equipe do projeto cinEducador é formada por integrantes do projeto cineCabeça e programa CinEscola com larga experiência na interação entre cultura e educação em Pernambuco.

Andréa Mota é comunicadora e produtora cultural, atua nas áreas de cinema, literatura e música, com ênfase para o audiovisual. Conceituou, implantou e coordena o Programa CinEscola – Cinema a Serviço da Educação, em atividade desde 1999. Conceituou e é gestora do projeto cineCabeça, que já atendeu no cinema São Luiz e ambiente das escolas públicas estaduais, entre 2010 e 2015 mais de 150 mil espectadores entre estudantes e educadores do grande Recife. Coordenadora Recife do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, 2010 e 2011. É representante promocional e assessora de comunicação da Walt Disney Pictures Brasil, de Alagoas ao Maranhão, desde 2002.

Silvana Marpoara é comunicadora social atuando em produção audiovisual, marketing cultural, jornalismo e publicidade. É Professora dos cursos de marketing e comunicação Social da Faculdade dos Guararapes e colunista de cinema no programa CINEMA TOTAL, segundas e sextas 13h e sextas 22h30, rádio jcnews (90.3) na Radio Jornal / CBN , com os  apresentadores Aldo Vilela e Eden Pereira.

Gilvan Noblat é formado em cinema e professor dos cursos de iniciação audiovisual do projeto cineCabeça, que resultou nos filmes “A Hora da Saída” – ganhador da 1ª Mostra cineCabeça, “Sábado no Parque”, “Quero minha Nota” e “Via Expressa” - 3º lugar da 4ª mostra cineCabeça. Foi também professor da oficina – “iniciação a arte cinematográfica” promovida pelo colégio Motivo de Boa Viagem. Exerce também um trabalho paralelo na área teatral tendo lecionado cursos de iniciação para turmas formadas por estudantes da FOP – Faculdade de odontologia de Pernambuco e do colégio “Carneiro Leão” no Município de Camaragibe.


Nenhum comentário: