Vídeos

Loading...

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

CORAL ANITA VILARIM - RESULTADO DA OFICINA DE CANTO/CORAL DO MOVIMENTO CULTURA VIVA FEZ BONITO ONTEM NO PALCO


O Coral Anita Vilarim foi fundado em 2014, como resultado da Oficina de Canto/Coral da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Há muito tempo atrás a Tia Rosa Pau Ferro, oriunda do município de Princesa Isabel-PB, ministrava aulas de música. Ela formou uma geração de excelentes músicos em nossa terra.  É sabido que ela também dava aula de canto. Os mais velhos vão se lembrar que ela - inclusive - regia o Coral da Igreja durante as festividades do mês de maio e na festa da Padroeira.  Com o passar dos tempos o canto/coral em Serra Talhada ficou esquecido.

O Professor Jaime fez um importante trabalho com um coral na Faculdade de Formação de Professores,  e, ainda existe - hoje - o Coral da Penha  que mantem um pouco da tradição do legado deixado pela tia Rosa Pau Ferro.

O município não tinha um trabalho de formação nesta área cujos resultados já se fazem presentes. Isso só volta a acontecer com mais firmesa a partir de  2013 com a introdução da Oficina de Canto/Coral.

Dona Anita Vilarim, paraibana, da mesma cidade da Tia Rosa Pau Ferro, foi uma grande cantora do coral da Igreja Batista.  Ela - era uma soprano de voz singular. As duas merecem - sem sombra de dúvida - serem as patronas do nosso coral pelo trabalho que ambas exerceram em nossa terra.  Mas, democracia é democracia e a Dona Anita foi a vencedora da votação que fizemos - e o nosso coral terá que honrar o nome dela - evidentemente - tendo sempre por trás a lembrança da Tia Rosa - a nossa querida Tia Preta - que tanto fez pela cultura musical de Serra Talhada.

O coral tem a orientação musical e direção do Maestro Cícero Filho da cidade de Triunfo. Ele é formado pelo Conservatório Pernambucano de Musica e leciona canto/coral também na Escola Irnero Ignacio e na cidade de Afogados da Ingazeiros. E por falar em Afogados, a nossa primeira audição fora de Serra Talhada  - deu-se justamente lá, por ocasião do aniversário de 56 anos da Rádio Pajeú. O Maestro Cícero vem trabalhando 4 vozes ou naipes, que são:  - soprano, contralto, tenor e baixo.

Vamos apresentar as/os interpretes do coral: 
=> Sopranos - (Soprano: é a mais aguda das vozes e pode ter uma extensão que abrange duas ou mais oitavas. Esse registro vocal dá origem, mais comumente, a cinco outros registros - Ligeiro, Lírico-ligeiro, Lírico, Lírico-spinto e Dramático.)
 Ana Caroline Gomes de Lima e Silva
Clarissa Gabriely de Sousa Beserra
Clicía Alexandra Vieira da Silva
Maria da Graças Ferraz da Silva
Maria Marquizia Lima Silva
Tamirys Venâncii de Souza
Thamyres Chayane Bezerra da Costa
Wellington Marcos de Souza Beserra

=>Contraltos - (Contralto: extensão do Fa2 ao Fa4, é a voz feminina mais grave e as notas graves apresentam maior potência e firmeza em relação ao mezzosoprano.)
 Amanda Gomes de Lima
Magda Lopes Almeida
Meyre Cattarynne de Oliveira Barros
Nivalda Maria de Jesus Souza
Yasmim de Oliveira Gomes
Zuleide Vieira de Lima Feitosa

(Mezzosoprano: extensão do La2 ao La4, sendo portanto intermediária entre soprano e contralto.)
(Barítono: extensão que oscila entre de Sol1 a Fa3, é mais grave que a de tenor e menos apropriada para passagens que exigem agilidade.)

=>Tenores - (Tenor: extensão de Do2 ao Do4, sendo a voz masculina mais aguda.)
 Givaldo Barros de Oliveira (Ivo Oliveira)
Jailson Gomes de Souza (Jailson Gomes)
Renan Alves de Barros (Renan Alves)
Ronaldo Ferreira Lima (Colorado)
Saulo Micharrel da Silva Ferreira

=>Baixo: extensão de Mi1 ao Do3, sendo a voz masculina mais grave.)
 Énio Gabriel de Souza Fonseca
João Lucas França
Modesto Lopes de Barros (Modesto de Barros)
Thiago Santos Ferraz
 E AGORA, com a regência do Maestro Cícero Filho vamos ouvir as seguintes canções:
 1 - Azul da Cor do Mar - Tim Maia
2- Eptáfio - Sérgio Bitto
3- Aquarela do Brasil - Ary Barroso
4- Lilás - Djavan
5- Que a Luz de Cristo Brilhe - (Letra e música de Tom Fettke tradução de Jeanine Serenado e Jean Charles de Oliveira)

Nenhum comentário: