Vídeos

Loading...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

120 ANOS DE LAMPIÃO


120 ANOS DE LAMPIÃO - Virgolino Ferreira da Silva (Lampião) nasceu em 7 de julho de 1897, no Sítio Passagem das Pedras, no município de Serra Talhada, Pernambuco, conforme consta na sua certidão de nascimento, no cartório do São João do Barro Vermelho, em sua cidade natal. Foi o segundo filho em uma série de 8, de José Ferreira da Silva e Maria Selena da Purificação.
Após o assassinato de seus pais, Virgolino alista-se à tropa de cangaceiros de Sinhô Pereira e inicia sua vida no cangaço para vingar a morte de seus pais.
Rapidamente Lampião destaca-se entre os cangaceiros, e em 1922, com o aposento de Sinhô Pereira ele se torna líder dos cangaceiros.
Em 28 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, em Sergipe, a qual, segundo Lampião era o esconderijo mais seguro para seus cangaceiros. Denunciado por Pedro Cândido, naquela mesma noite, a elite do Tenente João Bezerra e do Sargento Aniceto Rodrigues da Silva invadiu o acampamento e liquidou o bando. Alguns conseguiram fugir, mas 11 dos cangaceiros, incluindo Lampião, morreram ali mesmo.
As cabeças dos 11 cangaceiros derrotados ali foram arrancadas e expostas ao povo, para que eles vissem com os próprios olhos o que acontece com quem desobedecem as leis no Brasil, o qual também levou o título de homem bom, pois, mesmo com tantas atrocidades cometidas, ele conquistou ao povo com suas façanhas.

Este ano, todos os eventos relacionados à CULTURA e ao TURISMO, em Serra Talhada, acompanhará este selo: 120 ANOS DE LAMPIÃO.

Nenhum comentário: