Vídeos

Loading...

quinta-feira, 9 de março de 2017

A 22 NASCIA O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO POR ONDE JÁ PASSOU DEZENAS DE JOVENS E TALENTOSOS DANÇARINOS


 
O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num espetáculo com uma nova e revolucionária imagem do rei do cangaço. Sua apresentação conduz o espectador a um mergulho na dança dos bandoleiros do sertão nordestino e mostra o talento de jovens serra-talhadenses em um ritmo marcado pelo chiado e arrastado da chinela. Jovens esses que aprendem no grupo não só a dança, mas informações gerais sobre a cidade, o fato história, a origem da dança, relação grupal e interpessoal e conhecimentos afins, são estimulados ao estudo/educação regular e a se profissionalizarem.   
Tendo acontecido sua estreia em 20 de março de 1995 no coreto da Praça Dr. Sérgio Magalhães, mais pesquisa, ensaios e uma ferrenha, porém necessária preparação se deu antes dessa data; o grupo tem musica ao vivo e é hoje o maior divulgador desse ritmo tão nordestino e que foi propagado por Lampião e seus cangaceiros, mantendo a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão; nesses 22 anos o grupo já percorreu todas as regiões do Brasil.
Xaxado dos Cabras de Lampião - O Xaxado (Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, de acordo com a Lei Estadual 13.776 publicada no Diário Oficial do Estado de Pernambuco em 26/09/2009) é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos Cangaceiros de Lampião no inicio dos anos vinte, do século passado, em Vila Bella (atual Serra Talhada) e seus arredores. Ainda na época do Cangaço tornou-se popular em todos os bandos de Cangaceiros espalhados pelo nordeste.
Ao se registrar o grupo de danças se confira FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO que ora realiza grandes eventos no município e mantém o Museu do Cangaço que recebe visitantes e turistas de todas as partes do planeta em busca de conhecer melhor a fascinante história do cangaço, Lampião e seus feitos. O mês é de celebração da cultura popular, da arte e dos feitos desse bando da Cultura do Nordeste que com bravura defende o legado histórico, artístico e cultural desse pedaço da história do Brasil.




Nenhum comentário: