Vídeos

Loading...

segunda-feira, 8 de maio de 2017

PASSEANDO PELA HISTÓRIA NO MUSEU DO CANGAÇO Fundação Cultural Cabras de Lampião inicia projeto de formação direcionado as escolas do Sertão do Pajeú

Com o intuito de promover o acesso as histórias contadas no Museu do Cangaço de Serra Talhada, a Fundação Cultural Cabras de Lampião inicia no mês de maio a programação do projeto Passeando Pela História, que irá mobilizar alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública de ensino do Sertão do Pajeú para participarem de um ciclo de atividades formativas elaboradas para acontecerem dentro do Museu do Cangaço e nos principais pontos turísticos e históricos da cidade. A ação tem incentivo dos Programas Culturais Caixa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
            A programação oferecida as escolas foi elaborada pela Historiadora, Arte Educadora e Diretora do Museu Cleonice Maria e integra Palestras, apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, exibição de filmes e visitas aos principais pontos históricos do município: a Igreja de Nossa Senhora da Penha, Praça Sérgio Magalhães, Casa da Cultura de Serra Talhada, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Concha Acústico (marco zero da cidade).
Cleonice afirma que o projeto irá trazer uma nova experiência para a comunidade escolar. “As formas de aprendizado das escolas, nem sempre são preenchidas com opções que realmente façam diferença na vida do aluno, permitindo que este desenvolva os seus conhecimentos de maneira mais plena.  O projeto pretende proporcionar uma integração entre Escola, Museu, Patrimônio, História e Cultura, com intuito de mostrar que Museu não é apenas um local onde se guarda e expõe objetos de valor artístico e histórico. Este projeto irá promover o acesso aos bens culturais, estreitando o diálogo Museu e Escola, para fomentar a discussão crítica de temas multidisciplinares e contribuir para a construção de uma prática pedagógica mais inserida na vida social da comunidade escolar”.
            A programação contempla ainda visitas ao Sítio Passagem das Pedras (onde nasceu Lampião), a Casa Grande da Fazenda Pedreira (nas ruínas da casa onde nasceu Zé Saturnino, primeiro inimigo de Lampião) e as Pedras onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino. “Serra Talhada é um verdadeiro museu a céu aberto no tocante ao Cangaço. E esse capítulo da história faz parte da identidade e do imaginário de todo nordestino. É uma história que encanta e que é estudada no mundo inteiro. A ideia é fazer com que a comunidade escolar conheça de perto tudo isso, vivenciando os lugares que foram palco dessa narrativa”.
            O Projeto tem início neste dia 13 de maio com a EREM Professora Rosete Bezerra de Souza da Cidade de Iguaraci, no dia 27 de maio vivência o projeto uma Escola de Afogados da Ingazeira, em 03 de junho será a vez de Itapetim e segue até contemplar as 17 cidades que compõem o sertão do Pajeú.
O Projeto PASSEANDO PELA HISTÓRIA - MUSEU DO CANGAÇO tem o patrocínio da CAIXA CULTURAL, da Caixa Econômica Federal / Governo Federal.


Cidades que participarão do Projeto:
Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, São José do Egito, Flores, Tabira, Tuparetama, Calumbi, Santa Terezinha, Solidão, Itapetim, Brejinho, Afogados da Ingazeira, Ingazeira, Carnaíba, Quixaba e Iguaraci.

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO se apresentará para alunos, professores e demais funcionários das escolas da rede pública de ensino no dia da visitação.



No Cine Clube Lampião do Museu do Cangaço, será feita a exibição do documentário VIRGOLINO: DO HOMEM AO MITO e do curta metragem PAPO AMARELO. 

MAIS INFORMAÇÕES
Telefones: (87) 3831-3860 / 99938 6035


Nenhum comentário: