Vídeos

Loading...

quarta-feira, 10 de maio de 2017

PROJETO PASSEANDO PELA HISTÓRIA NO MUSEU DO CANGAÇO MOVIMENTA O SERTÃO DO PAJEÚ


O município de Serra Talhada, terra natal do cangaceiro Lampião, vai retratar as histórias do Cangaço, por meio do projeto "Passeando pela História - Museu do Cangaço", que começa neste sábado, direcionado aos professores e adolescentes das escolas públicas do Sertão do Pajeú. Das 8h30 às 17h, no Museu do Cangaço, além de conhecer a história do seu povo, eles vão vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos de Lampião e seu bando.

De acordo com a presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o projeto visa levar as escolas a conhecerem os bens culturais de Serra Talhada para que os jovens valorizem a história do sertão pernambucano. "Todo o percurso será feito com acompanhamento de condutores turísticos que detém total conhecimento dos fatos", afirma.

O ponto de partida da aventura será o Sítio Passagem das Pedras, onde nasceu Lampião. Nesse percurso, o grupo irá conhecer o roteiro "Nas Pegadas de Lampião", que passa pelas Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família de Virgulino e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), a Casa Grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e encerra, voltando para a Cidade onde acontece uma programa que vai da visita monitorada ao acervo do Museu, exibição de um documentário no Cine Clube Lampião, almoço regional e uma Apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião.

Nenhum comentário: