Vídeos

Loading...

quarta-feira, 14 de março de 2018

SERRA TALHADA 4 MESES APÓS O GOLPE MILITAR DE 1964

Por Paulo César Gomes, para o Farol de Notícias

O Viagem ao Passado deste domingo nos remete a um passeio pela Praça Agamenon Magalhães, o Marco Zero da cidade, e popularmente conhecida como a “Pracinha da Concha”. A fotografia é datada do dia 25 de agosto de 1964 e faz parte do acervo iconográfico da Escola Antonio Timóteo, nela podemos perceber a presença dos alunos e professores da escola que havia sido criada naquele ano.

No centro da imagem o então prefeito de Serra Talhada, Luiz Lorena, a diretora, Professora Yolanda Romão, e algumas professoras que infelizmente não foram identificadas.

A imagem foi registrada logo após um desfile realizado para celebrar o Dia do Soldado, por coincidência, aquele foi o ano em que os militares, através de um golpe, assumiram o poder no país. No tocante a arquitetura é preciso destacar os postes da iluminação pública da praça, que mudou a estrutura após a década de 1960, e por trás da Igreja do Rosário é possível ver a casa do ex-prefeito, o Coronel Cornélio Soares.

Também é possível ver as janelas do antigo prédio da prefeitura, onde hoje funciona a coletoria estadual.

O que chama atenção é o esboço de uma pequena construção no qual o prefeito e a diretora posam para foto, por falta de registros escritos não é possível afirma em que resultou a construção.

Nenhum comentário: